Há novidades importantes no sistema de votação do Melodifestivalen 2019, o evento através do qual a Suécia define o seu participante no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. A emissora SVT divulgou várias mudanças nas regras que têm uma inspiração histórica.
De regresso está o critério idade dos votantes: no passado, os grupos de júri estavam divididos por idade, mas agora esses grupos são aplicados aos espectadores que votam. Cada um deles irá dar o seu voto na escala habitual em que o mais bem classificado tem 12 pontos. Quem usar a app de votação vai ser dividido em sete grupos etários:
- Verde: 3–9 anos
- Turquesa: 10–15 anos
- Azul: 16–29 anos
- Roxo: 30–44 anos
- Rosa: 45–59 anos
- Vermelho: 60–74 anos
- Laranja: 75 ou mais anos
Um oitavo grupo é formado pelos que votam através do telefone, sendo que cada um dos grupos atribui determinada quantidade de pontos: 43 nas quatro semifinais e 58 na final. No ‘Second Chance’ cada grupo atribui um ponto a quem for mais votado em cada duelo. Continua a existir um júri internacional, mas reduzido de 11 para oito elementos. De referir que como critério de desempate pontual nas semifinais há o número total de votos (o mais votado apura-se).
Há ainda uma outra novidade: o coração no canto do ecrã do televisor que aparece durante cada canção terá um ritmo representativo da quantidade de votos que aquela atuação está a receber naquele momento. Também mudará de cor de forma a mostrar qual o grupo em que a canção tem mais popularidade (daí as cores acima mencionadas).
O Melodifestivalen tem arranque marcado para 2 de fevereiro com a primeira semifinal. As restantes acontecem nos sábados subsequentes de fevereiro (dias 9, 16 e 23), enquanto o ‘Second Chance’ é a 2 de março e a final a 9 de março em Estocolmo.
Deixe um comentário