Festival Eurovisão da Canção ESC 2019

182 milhões de telespectadores viram o ESC 2019 em 40 mercados

182 milhões de telespectadores viram o ESC 2019 em 40 mercados Créditos da imagem: Andres Putting
Partilhar o artigo:

Cerca de 182 milhões de espectadores assistiram ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2019 em 40 mercados. São números revelados agora pela União Europeia de Radiodifusão (EBU), com base em dados da Eurodata TV e de outros parceiros. No ano passado, tinham sido 186 milhões de espectadores a assistir pela televisão.

Num comunicado, é possível ler que a final teve um share de 36,7 por cento (35,8 por cento em 2018), mais do dobro da média do prime-time do mesmo grupo de canais. A NPO/AVROTROS, na Holanda, teve uma média de 4,5 milhões de telespectadores num share de 73,4 por cento naquela que é a audiência mais elevada desde 2014 no país vencedor deste ano.

A KAN, emissora anfitriã, teve 63,2 por cento de share, naquela que foi a maior audiência em Israel desde 1999. Já em Itália registou-se a segunda melhor audiência desde o regresso ao ESC em 2011, com 3,4 milhões de espectadores. Na Alemanha, a ARD teve a média mais elevada de telespectadores em qualquer mercado pelo nono ano consecutivo, 7,6 milhões).

Também a Islândia se destacou, com um share de 98,4 por cento da emissora RÚV na final do ESC – o melhor resultado em cinco anos. Quanto à Suíça, a RTS, RSI e SRF mais do que duplicaram a sua audiência, com 49,6 por cento de share só na parte do país que fala língua Alemã. Refira-se que em Portugal, a RTP registou na final um share de 15,6 por cento, com mais de 2,5 milhões de telespectadores.

No que toca às idades, destaque para a média de 45,3 por cento de telespectadores com 15 a 24 anos de idade em 40 mercados – mais de quatro vezes acima da média das emissoras. No YouTube, o ESC teve 40 milhões de visitantes únicos em 225 territórios ao longo da semana do certame – 72 por cento dos que viram os espetáculos em direto tinham abaixo de 35 anos de idade. Houve ainda cinco milhões de interações nas redes sociais oficiais, 70 por cento das quais no Instagram.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.