Zagreb vai ser a sede do Eurovisão Jovens Músicos (EYM) do ano que vem, naquela que será a 20.ª edição do certame, anunciou a União Europeia de Radiodifusão (EBU). Destina-se a jovens músicos clássicos dos 12 aos 21 anos de idade, estando agendado para 21 de junho de 2020 na Praça Rei Tomislav, a céu aberto. A emissora anfitriã é a HRT e a data coincide com o Dia Mundial da Música.
Em comunicado, o supervisor-executivo da Eurovision Live Events, Jon Ola Sand, afirmou: “Estamos felizes por levar a 20.ª edição do Eurovisão Jovens Músicos à Croácia em 2020. A HRT tem estado envolvida de perto com este formato há mais de 20 anos e é uma parte muito grande da sua história. Sabemos que a HRT irá produzir um evento fantástico para os melhores jovens músicos clássicos brilharem”.
Da parte da HRT, o diretor-geral Kazimir Bačić comentou: “A HRT está execionalmente honrada por acolher o Eurovisão Jovens Músicos em 2020 em Zagreb! Iremos acolher a competição pela primeira vez e, uma vez que é a 20.ª edição, isto deixa-nos ainda mais orgulhosos. […]. A Croácia, Zagreb e a HRT estão prontos para esta experiência maravilhosa. Gostaríamos de agradecer à EBU por dar esta oportunidade à HRT”.
Em 2018, o pianista russo Ivan Bessonov ganhou o EYM realizado em Edimburgo (Escócia). Ao longo dos anos, o certame já visitou vários países, incluindo Portugal ao realizar-se no Centro Cultural de Belém em Lisboa. Quanto a Zagreb, é a primeira vez que o acolhe mas não é a primeira vez da cidade em eventos eurovisivos – recebeu o Festival Eurovisão da Canção 1990, ainda como parte da antiga Jugoslávia.
🎼Eurovision Young Musicians is coming to Zagreb in 2020! 🇭🇷
We’re excited to work with our Croatian Member @mojHRT as our classical competition for musicians aged 12 – 21 celebrates its 20th edition 🎉
More here 👉 https://t.co/ePa6PxNRqV#Eurovision @hrtvijesti pic.twitter.com/yC3pzetIMR
— EBU (@EBU_HQ) 8 de julho de 2019
Deixe um comentário