2019 em revista: Maastricht e Roterdão saíram de julho como cidades candidatas ao ESC 2020 a duas

2019 em revista: Maastricht e Roterdão saíram de julho como cidades candidatas ao ESC 2020 a duas

26/12/2019 0 Por Bernardo Matias

Em pleno verão, o mês de julho trouxe mais novidades no que toca ao processo de escolha da cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção (ESC) do ano que vem, mas também sobre o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2019. Recorde os acontecimentos principais do mês nesta sétima parte da rubrica 2019 em revista.

Enquanto mais cidades faziam saber do seu interesse em sediar o ESC 2020, como Den Bosch, os preços de hotéis em Roterdão dispararam nos primeiros dias de julho. A cidade de Amesterdão retirou-se da corrida, que acabou por ficar reduzida a duas cidades: Maastricht e Roterdão. Foram igualmente anunciados os nomes da equipa de produção executiva do evento liderada por Sietse Bakker. Por outro lado, Chipre, Lituânia e Sérvia anunciaram a sua continuidade no ESC, como a Bósnia & Herzegovina fez com… a ausência. Já a Geórgia confirmou o Georgian Idol como método de seleção do seu representante e abriu as candidaturas ao talent show.

Na Noruega, ficou a saber-se que o Melodi Grand Prix 2020 teria 40 canções a concurso no seu 60.º aniversário. Igualmente a emissora RTSH, da Albânia, confirmou a presença no ESC 2020 e a continuidade do Festivali i Këngës como método de seleção, além de abrir candidaturas a este certame. A italiana RAI, por seu turno, anunciou o Festival de Sanremo 2020 para 4 a 8 de fevereiro. A SVT anunciou a abertura de candidaturas ao Melodifestivalen 2020 para o dia 26 de agosto.

Quanto ao ESC 2019, o diretor-geral da Direção Nacional Cibernética Israelita revelou ao Nine News Australia que se evitou por pouco um ataque informático de grande montra à emissão da final do certame.

No que ao Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) diz respeito, foram confirmados os 19 países a concurso. De Espanha, a RTVE anunciou Melani García como representante, tal como no Cazaquistão se ficou a saber que Yerzhan Maksim seria o participante. Mila Moskov foi anunciada como a representante da Macedónia do Norte e a Bielorrússia e Ucrânia abriram os processos de seleção dos seus intérpretes. A anfitriã Polónia fez saber que o Szansa na sukces seria o certame para eleger o representante. Malta divulgou os seus 12 candidatos ao JESC 2019 e, na Holanda, ficaram a conhecer-se as canções candidatas.

VÍDEOS: As canções concorrentes a representar a Holanda no JESC 2019

Noutros âmbitos, de registar que a União Europeia de Radiodifusão rejeitou a adesão da emissora catalã CCMA considerando que não cumpria os critérios. E no OGAE Song Contest, Blaya e Faz gostoso foram a escolha da OGAE Portugal.

Blaya e ‘Faz gostoso’ são a escolha da OGAE Portugal para o OGAE Song Contest

Em Portugal, destaque para a nomeação de Conan Osíris nos Globos de Ouro (como Melhor Intérprete) e do documentário ‘All Aboard – Dentro da Eurovisão 2018’ entre os candidatos aos Troféus Impala de Televisão 2019.

Partilhar o artigo: