Falhou a eleição por Itália, e vai por São Marino: Achille Lauro ganhou esta noite o Una Voce per San Marino 2022 e representará São Marino no Festival Eurovisão da Canção (ESC). Canta Stripper.
O resumo da gala
É certo que São Marino é um micro-Estado, mas a final do Una Voce per San Marino esteve longe de ser micro. Com 18 concorrentes num Teatro Nuovo em Dogana cheio, a emissão foi preenchida também com convidados.
O duo Elena & Francesco Faggi abriu o desfile de atuações candidatas, completado depois por um trio: Fabry & Labiuse feat. Miodio.
Antes dos resultados existiram as atuações convidadas de Valentina Monetta (representante de São Marino no ESC em 2012, 2013, 2014 e 2017) e Al Bano (representante de Itália no ESC em 1976 e 1985), assim como de Senhit (representante de São Marino no ESC 2021 e uma das apresentadoras da gala).
Foram então anunciados os resultados – de forma algo confusa, sobretudo para quem não percebe o idioma Italiano, e com muitas semelhanças ao formato do Festival de Sanremo. A decisão esteve a cargo de cinco jurados.
Num primeiro momento, ficaram os três primeiros classificados entre os 18 concorrentes, e entre esses foi anunciado Achille Lauro como vencedor. Em segundo ficaram Burak Yeter & Alessandro Coli, com Aaron Sibley a fechar o pódio.
1.º Achille Lauro: Stripper
2.º Burak Yeter & Alessandro Coli: More Than Yo
3.º Aaron Sibley: Pressure
4.º Ivana Spagna: Seriously in Love
5.º Matteo Faustini: L’ultima parola
6.º Francesco Monte: Mi ricordo di te (Adrenalina)
7.º Maria Chiara Leoni: Tiramisù
Deixe um comentário