Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Alina Pash desiste da Eurovisão 2022: “Não quero esta guerra virtual”

Alina Pash desiste da Eurovisão 2022: “Não quero esta guerra virtual” Créditos da imagem: UA:PBC
Partilhar o artigo:

Alina Pash desistiu de participar no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022. Ganhou a seleção da Ucrânia, o Vidbir, no passado sábado com o tema Shadows of Forgotten Ancestors. Porém, o seu destino acabou ditado por um alegado certificado falsificado sobre uma visita à Rússia em 2015 – deslocações de cidadãos ucranianos àquele país são controladas por lei devido às tensões em curso, nomeadamente pelas idas à Crimeia.

Nas redes sociais, a cantora justificou a sua decisão: “O que isto acabou por se tornar não é, de todo, o que coloco na minha canção. Sou uma artista, não política. Não tenho um exército de relações públicas, empresários, advogados, para resistir a todo este ataque e pressão, nas minhas redes sociais; ameaças”.

Com toda a controvérsia gerada no contexto do conflito entre Ucrânia e Rússia, Alina Pash desistiu igualmente do ESC por não querer estar no meio de uma guerra: “Não quero esta guerra e ódio virtuais. A principal guerra é agora externa, que chegou ao meu país em 2014. Não quero mais estar nesta história suja. Com coração pesado retiro a minha participação da Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção. Infelizmente, lamento mesmo”.

De referir que estava em investigação pela emissora Suspilne uma alegada falsificação do certificado comprovativo de que a deslocação de Alina Pash à Rússia passando pela Crimeia tinha sido conforme à lei – havendo declarações de um porta-voz da autoridade fronteiriça a apontar nesse sentido. Ora, a artista fez questão de publicar um vídeo e imagem que mostram ter tido o certificado em seu nome.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Alina Pash (@alinapash)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Alina Pash (@alinapash)

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.