
Andorra visa regresso ao ESC a curto prazo
21/11/2019Andorra pode regressar ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) em breve, não sendo ainda apontada uma data em concreto. O que é certo é que o governo daquele Principado revelou que há o desejo de voltar ao certame.
Segundo o El Nacional, o governo de Andorra assegura que a emissora RTVA irá regressar ao ESC, mas primeiro terá de fazer uma avaliação dos custos envolvidos. O evento é encarado como uma mais-valia no sentido de dar projeção internacional aos artistas do país, bem como divulgar a atividade cultural do país.
Contudo, o Andorra Turismo ressalva que a RTVA é que decide se quer participar no ESC. Se os partidos que formam o governo andorrense vêem com bons olhos o regresso, já a oposição defende que o certame é “uma ficção pomposa e repetitiva de exibicionismo e desapontamento para a música e para os artistas, porque a pontuação não tem nada a ver com a qualidade das canções”.
Da parte da RTVA, o diretor Xavier Mujal sustentou: “Embora em última instância isso dependa de mim, deve ser uma iniciativa do país”. Já a plataforma política Ciutadans Compromesos considera que apesar dos custos, o regresso de Andorra ao ESC seria algo bom: “Seria positivo, embora fosse um custo significativo para a estação, embora essa questão seja da gestão do orçamento disponível e da priorização de projetos. Mas, em qualquer caso, seria bom que se pudesse assumir”.
Leave a Reply