Concursos e espetáculos Outras

Apurados os finalistas da nona edição do The Voice Portugal

Apurados os finalistas da nona edição do The Voice Portugal Créditos da imagem: RTP/The Voice Portugal
Partilhar o artigo:

Estão encontrados os finalistas da nona edição do The Voice Portugal. Este domingo disputou-se a semifinal, com cinco concorrentes a conseguirem o apuramento.

Foram diretamente eleitos Daniel Fernandes, João Leote, Mariana Rocha e Rodrigo Lourenço, um por cada equipa. Os resultados foram determinados em 50 por cento pelo público e 50 por cento pelo mentor da respetiva equipa (os mentores não puderam dar a mesma percentagem aos dois candidatos e tiveram de atribuir múltiplos de cinco).

Depois, houve o salvamento de um quinto concorrente por parte do público em exclusivo, entre os quatro que não conseguiram a qualificação direta. A escolha recaiu em Edmundo Inácio.

 

O resumo da gala

Estou Além, reunindo todos os semifinalistas, foi o mote para a abertura desta gala, que viria a ser repleta de momentos marcantes para além das atuações a concurso – incluindo apresentações conjuntas de cada mentor com os concorrentes das suas equipas.

 

  • João Leote (Equipa Marisa Liz) – Apurado
    • Canção interpretada: Loucura (Sou do Fado) (de Carlos do Carmo)
    • Situação: Apurado – 61 por cento vs. 39 por cento de João Neves
    • Declaração de Marisa Liz: “Eu estava ansiosa para que eles cantassem […] porque eu não aguento de orgulho em tudo o que eles são, em tudo o que eles são. Este programa chama-se The Voice e o João tem a voz! Eu gostava de referenciar que já ouvi vários comentários de que a malta tem de cantar tudo; parece que um cantor tem de ser um malabarista e fazer tudo e mais alguma coisa. O que nós temos de fazer é o que é verdade, ponto.  E se tu és fadista, tu cantas o fado. E ainda por cima és o melhor que aqui passou e tu não precisas de ser mais coisa nenhuma a não seres tu mesmo e estou super orgulhosa de ti. Parabéns!”.

 

  • Atuação conjunta Equipa António Zambujo (Maria Inês Graça, Rodrigo Lourenço e António Zambujo)
    • Canção interpretada: Quem te Viu, Quem te Vê (de Chico Buarque)

 

  • Mariana Rocha (Equipa Aurea) – Apurada
    • Canção interpretada: Everybody Hurts (dos R.E.M.)
    • Situação: Apurada – 59 por cento vs. 41 por cento de Francisca Rocha
    • Declaração de Aurea: “A Mariana… a Mariana trava ali várias lutas no coração dela – não só no coração, mas também na cabeça dela – e acho que aos bocadinhos vai começando a sarar uma a uma; isso vai tornando-a numa mulher cada vez mais forte e numa cantora cada vez mais transparente e é extraordinária, é maravilhosa. Falamos de voz, falamos do The Voice; ela tem a voz, ela é a voz. Tem tudo, merece tudo, é tudo a pulso. Ela luta muito, tem lutado muito por este sonho que ela tem, trabalha muito.   […]. Estou mega orgulhosa de ti!”.

 

  • Edmundo Inácio (Equipa Diogo Piçarra) – Apurado pelo público
    • Canção interpretada: Sonhos de Menino (de Tony Carreira)
    • Situação: Apurado pelo público (primeira fase: 46 por cento vs. 54 por cento de Daniel Fernandes)
    • Declaração de Diogo Piçarra: “Tudo parte da cabeça do Edmundo e como disse há algumas fases queria entrar na cabeça deste rapaz. Consegui, mas acho que ele entrou mais na minha [risos]. Porquê isto, porquê Tony? Acho que nunca te perguntei, acho que guardei esta pergunta para este momento. […].”.
    • Edmundo Inácio explica a escolha de um tema de Tony Carreira: “E por que não, Diogo? Essa é a realidade. Primeiro, acreditava que dificilmente alguém iria trazer Tony – é a primeira vez até agora. Era um desafio para mim poder trabalhar essa música, tentar descontraí-la, trazer novamente a minha parte mais tradicional que eu amo também. E respeitar todas as partes da música portuguesa, faço isso com enorme prazer”.

 

 

  • Atuação conjunta Equipa Marisa Liz (João Leote, João Neves e Marisa Liz)
    • Canção interpretada: Perdidamente (dos Trovante)

 

  • Rodrigo Lourenço (Equipa António Zambujo) – Apuardo
    • Canção interpretada: Naufrágio (de Amália Rodrigues)
    • Situação: Apurado – 62 por cento vs. 38 por cento de Maria Inês Graça
    • Declaração de António Zambujo: “Saímos de uma Florbela Espanca, entramos numa Cecília Meireles, que é uma poetisa brasileira incrível. A Amália cantou esta música, Naufrágio, musica pelo Alan que também é um compositor incrível . O Rodrigo é isto: a verdade dele é essa, é aí em cima do palco. Ele aqui fora do palco está sempre super discreto, às vezes meio agitado. Nós ontem, no ensaio, discutimos algumas coisinhas, ele saiu daqui meio agitado. Mas depois chegaste aqui e fizeste tudo mais ou menos como nós falámos no ensaio e tiveste uma atuação e uma interpretação brilhantes como tens tido todas as vezes”.

 

  • João Neves (Equipa Marisa Liz) – Eliminado
    • Canção interpretada: Running Up That Hill (de Kate Bush)
    • Situação: Eliminado – 39 por cento vs. 61 por cento de João Leote
    • Declaração de Marisa Liz: “Eu adoro-te, eu adoro-te! Tu és único, João, tu vieste revolucionar o The Voice. Nós não nos podemos esquecer que isto é uma competição, que há votos à mistura, o público vota, e é normal escolhermos canções que sejam mais conhecidas de todos. E tu és das pessoas mais corajosas que já conheci e dos cantores mais especiais…  quando falamos do que é ter a voz, a voz é quem passa mensagens, e quem passa mensagens de forma única. E eu tenho isso na minha equipa . […]. A música é muita coisa, não é só uma. Vamos abrir a nossa mente e deixar-nos sentir, mesmo que às vezes não saibamos o que estamos a sentir. Às vezes nós não sabemos do que precisamos, depois apareces tu e nós descobrimos. Obrigada por teres vindo, obrigada por estares cá”.

 

 

O primeiro convidado da gala foi Simão Oliveira, que subiu ao palco interpretando O Rapaz – canção com a qual levou Portugal ao 11.º lugar (melhor resultado de sempre) no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2021.

  • Simão Oliveira (atuação convidada)
    • Canção interpretada: O Rapaz

 

Depois da atuação e de uma pequena conversa de Catarina Furtado com Simão Oliveira fecharam-se as votações do público na equipa Marisa Liz.

 

  • Decisão na equipa Marisa Liz
    • João Leote: 61 por cento (30 por cento da mentora  +  31 por cento do público) – Apurado
    • João Neves: 39 por cento (20 por cento da mentora  +  19 por cento do público) – Eliminado
    • Declaração de Marisa Liz: “Vou falar no geral, não é só na minha equipa. Nós temos dois cantores aqui em cima do palco que são únicos, cada um no seu planeta, cada um deles tem um planeta sozinho. E eu tenho de dar uma percentagem diferente a cada um, o que torna isto muito difícil porque muitas vezes o meu argumento vão não só pelo talento, mas às vezes há pessoas que trabalham mais do que outras, há… no vosso caso é quase impossível tomar esta decisão porque… porque acho que sabem os dois um do outro aquilo que vocês trabalham e o quanto são fiéis à música que fazem. Portanto é muito difícil aqui arranjar um argumento no meu coração que faça sentido dar mais percentagem a um do que a outro. Mas vou ter de o fazer… [pausa]. Acho que vocês os dois deviam estar na final, esta é a minha opinião sincera. Vocês sempre foram muito assertivos naquilo que queriam cantar, nunca escolheram uma canção para virem aqui para cima nem por votos nem por aquilo que os outros iam achar; sempre tiveram uma mensagem em cada canção que fizeram e isso é de se orgulharem, porque não são todos os artistas e todas as pessoas que têm a capacidade de serem o que são: geralmente nós andamos sempre a tentar agradar aos outros e muitas vezes menos a nós. E só é possível tocar no coração de alguém quando somos sinceros, na minha opinião. E vocês fizeram os dois isso. Vocês revolucionaram tanto de um lado como do outro. Na minha opinião nunca tivemos um fadista como tu, João [Leote]. E nunca tivemos ninguém que viesse cantar as músicas que tu vens cantar e mesmo assim permanecer numa competição como esta e apaixonar as pessoas. [João Neves]. Não tenho argumentos para dar esta pontuação. Obviamente a minha pontuação vale 50 por cento, os outros 50 são do público […]. Eu gostava de ver os dois na final, mas… e foram o que são. Eu só escolhi esta percentagem porque tenho de o fazer e porque o fado nunca ganha um concurso destes”.

 

  • Atuação conjunta Equipa Aurea (Francisca Oliveira, Mariana Rocha e Aurea)
    • Canção interpretada: Can’t Help Falling in Love With You (de Elvis Presley)

 

  • Maria Inês Graça (Equipa António Zambujo) – Eliminado
    • Canção interpretada: Malhão de S. Simão (de Amália Rodrigues)
    • Situação: Eliminada – 38 por cento vs. 62 por cento de Rodrigo Lourenço
    • Declaração de António Zambujo: “Hoje à tarde estivemos mais tempo juntos do que o normal […]. E de facto o mais importante é que eles aproveitem o momento e a exposição que estão a ter, que façam o melhor e se divirtam. Eu não imagino uma pessoa a fazer o melhor em arte que  não esteja associado a diversão; tu tens de te divertir porque o processo é um processo egoísta: fazes muita gente feliz, mas a primeira pessoa a estar feliz tens de ser tu. Acho que há duas «Ineses»: a partir do momento em que cantaste Maria Guinot, foi na segunda gala, há um clique em ti e há um clique em nós que te escutamos. De facto, desde essa gala tu tens vindo a crescer de uma forma consistente, a divertires-te muito a fazer o que estás a fazer e a aceitares os desafios sempre de bom grado. Isto foi um desafio por causa da música tradicional, a forma de promover também um bocadinho a nossa música tradicional e aquilo que tanto tem de bom. Estou muito feliz, continuo muito feliz e muito orgulhoso daquilo que tu fazes”.

 

  • Decisão na equipa António Zambujo
    • Rodrigo Lourenço: 62 por cento (30 por cento do  mentor  +  32 por cento do público) – Apurado
    • Maria Inês Graça: 38 por cento (20 por cento do mentor  +  18 por cento do público) – Eliminada
    • Declaração de António Zambujo: “Eu, vendo todas as equipas, acho que desde a semana passada qualquer elemento de qualquer equipa podia ser finalista do The Voice e eventualmente o vencedor. Porque tem sido um nível ótimo e vocês têm estado todos muito bem e super seguros, e então por esse motivo acho que qualquer um de vocês podia ser finalista. Depois há os gostos e alguns critérios de avaliação que inevitavelmente acabamos por ter de nos lembrar. Como não vos posso empatar, pelo que fizeram durante o The Voice desde o princípio até aqui, pela consistência – sem querer desvalorizar nenhum dos dois porque sabem que estou muito feliz e orgulhoso daquilo que têm feito – dos meus 50 por cento vou dar 30 por cento ao Rodrigo e 20 por cento à Maria Inês. E muito obrigado”.

 

 

  • Daniel Fernandes (Equipa Diogo Piçarra) – Apurado
    • Canção interpretada: Con Te Partirò (de Andrea Bocelli)
    • Situação: Apurado – 54 por cento vs. 46 por cento de Edmundo Inácio
    • Declaração de Diogo Piçarra: “O Daniel é sempre inesquecível, seja no palco, seja fora dele. Se calhar ele não tem noção disso, mas qualquer pessoa que o conheça acho que é impossível ele não marcar: seja pelo sentido de humor, seja pela sua maneira de ser, seja pela maneira como canta lindamente. Esta música é lindíssima, uma escolha super inteligente e para mim super especial; tem sido tudo da parte dele. Esta música traz-me muitas memórias; lembra-me os meus pais, de estar a cantar na sala com 8 ou 9 anos – ou fingir que cantava – é um dos poucos vídeos que tenho a cantar com essa idade e é esta música. O Daniel não sabe disto, estou a contar isto agora […]. Daniel, é agradecer-te por esta viagem; tu és lindo, fazes tudo sempre lindamente e dás tudo sempre. É incrível esta nossa viagem e mereces estar aqui”.

 

  • Francisca Oliveira (Equipa Aurea) – Eliminada
    • Canção interpretada: La Vie en Rose (de Edith Piaf)
    • Situação: Eliminada – 41 por cento vs. 59 por cento de Mariana Rocha
    • Declaração de Aurea: “Foi a Francisca que tomou a música como dela. Quisemos fazer uma versão de Emily Watts, em Inglês, de La Vie en Rose. O original é lindíssimo e achei que esta canção encaixaria na perfeição na Francisca e quando falei com ela, ela também já tinha pensado nesta música – portanto foi uma sintonia de pensamentos. Foi mel, Francisca. Isto foi magia, foi transportares-nos para um planeta diferente, ninguém conseguia parar de sorrir a olhar para ti. És maravilhosa, tens um talento incrível – é super trabalhadora, vai logo pesquisar tudo e mais alguma coisa e manda-te lo9go não sei quantas versões da música para tu ouvires. De facto tu mereces muito estar aqui, mereces muito ser finalista”.

 

  • Decisão na equipa Aurea
    • Mariana Rocha: 59 por cento (30 por cento da mentora +  29 por cento do público) – Apurada
    • Francisca Oliveira: 41 por cento (20 por cento da mentora  +  21 por cento do público) – Eliminada
    • Declaração de Aurea: “Eu não podia estar mais orgulhosa de vos ter aqui, por ter partilhado isto com vocês, por ter… . Vocês merecem muito o vosso lugar, merecem mesmo muito. E não estou a falar só deste lugar, estou a falar do lugar na música. Quando isto acabar sei que vocês vão conseguir traçar o vosso caminho, fazer a vossa música e aquilo que interessa  – e depois disto é que interessa, ok? As coisas começam a partir daqui, daqui para fora, aqui é uma experiência. […]. Não posso votar de forma igual nas duas, porque senão votaria igual. É muito injusto ter de escolher porque vocês são muito diferentes, mas são geniais cada uma da sua forma. [pausa]. Estou muito orgulhosa de vocês, muito, muito, muito, muito. Vou dar 30 por cento à Mariana e 20 por cento à Francisca”.

 

 

  • Atuação conjunta Equipa Diogo Piçarra (Daniel Fernandes, Edmundo Inácio e Diogo Piçarra)
    • Canção interpretada: Haja o que Houver(dos Madredeus)

 

  • Decisão na equipa Diogo Piçarra
    • Daniel Fernandes: 54 por cento (20 por cento do mentor  +  34 por cento do público) – Apurado
    • Edmundo Inácio: 46 por cento (30 por cento do mentor +  16 por cento do público) – Eliminado
    • Declaração de Diogo Piçarra: “Não estamos a dividir preferências, não é nada disso. Os talentos são incomparáveis, inigualáveis, as vozes… Vocês aqui, inteiros, ninguém está a comparar ninguém, ninguém é melhor do que ninguém e na arte isso é bem visível. Apesar de isto ser uma competição, lá fora não há competição e vocês sempre foram excelentes em tudo o que fizeram, em todas as atuações. Sem menosprezar outros concorrentes da minha equipa sem dúvida acho que o vosso trajeto foi mais consistente e por isso estão aqui bem representados, estas duas vozes e o vosso percurso falou por si. Dito isto, tenho de dar uma percentagem […].A minha divisão de percentagem, depois de tudo o que disse, não vai por preferências e é quase impossível justificar; vai muito mais além do que tudo isto. Vou dar 30 por cento ao Edmundo e 20 por cento ao Daniel”.

 

Escolhidos os quatro diretamente apurados, foram reabertas as votações do público durante dez minutos, para escolher um quinto finalista entre Edmundo Inácio, Francisca Oliveira, João Neves e Maria Inês Graça.

Durante esse tempo, atuaram como convidados os The Black Mamba, representantes de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021. Interpretaram o seu novo single, Sweet Amsterdam.

Foi, por fim, anunciada a decisão do público, que apurou Edmundo Inácio como quinto finalista.

 

  • The Black Mamba (atuação convidada)
    • Canção interpretada: Sweet Amsterdam

Finalistas

  • Equipa António Zambujo (1)
    • Rodrigo Lourenço – Apurada diretamente
  •  Equipa Aurea (1)
    • Mariana Rocha – Apurada diretamente
  • Equipa Diogo Piçarra (2)
    • Daniel Fernandes – Apurado diretamente
    • Edmundo Inácio – Apurado pelo público
  • Equipa Marisa Liz (1)
    • João Leote – Apurado diretamente
Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.