Concursos e espetáculos Outras

Apurados os oito semifinalistas no The Voice Portugal

Apurados os oito semifinalistas no The Voice Portugal Imagem: RTP
Partilhar o artigo:

Está encontrado o leque de semifinalistas da nona edição do The Voice Portugal. Este domingo realizou-se a antepenúltima gala do talent show.

Ao palco subiram os 16 intérpretes ainda em concurso, com apenas oito a seguirem em frente. Em cada equipa o público escolheu um candidato e o mentor outro.

O The Voice Portugal entra na sua fase final, com a semifinal no próximo domingo, 16 de janeiro, e a grande final a 23 de janeiro. As votações da semifinal já decorrem por via telefónica.

 

O resumo da gala

  • Miguel Dias (Equipa Marisa Liz) – Eliminado
    • Canção interpretada: The Man Who Can’t Be Moved (de The Script)
    • Situação: Eliminado
    • Declaração de Miguel Dias: “O Miguel tem 17 anos, tem este timbre que já dá vontade de ouvir na rádio. Passou uma semana difícil, em que esteve doente e em que queria ter trabalhado muito mais do que aquilo que conseguiu esta semana. E mesmo assim deu a volta e esforçou-se ao máximo dentro das capacidades que tinha para conseguir fazer isto. E chegou aqui acima e pôs o seu coração em cima do palco, e mostrou-nos a capacidade que tem de  cantar. Tu sabes que tenho muito orgulho em ti, Miguel, adoro a tua voz, só quero é que as coisas te corram bem e só quero que continues a estudar e a trabalhar, e a mostrar-nos aquilo que tu consegues porque tu tens qualidade de artista e tens uma voz que tens de gravar discos e nós todos temos de te ouvir”.

 

  • Edmundo Inácio (Equipa Diogo Piçarra) – Eliminado
    • Canção interpretada: Comunhão de Bens (de Ágata)
    • Situação: Apurado pelo mentor
    • Declaração de Diogo Piçarra: “Edmundo, meu grande guerreiro! Já me falt am as palavras. O Edmundo, e isto é também para as pessoas lá em casa: se eu estivesse em casa a ver o programa olharia para o Edmundo como uma pessoa de confiança, uma pessoa a quem eu daria o meu voto porque ele de certeza que escreve, ele produz, é ele que faz isto tudo: é ele que escreve as músicas, é ele que escreve os arranjos, é ele que decide o que vai fazer em palco. E  para mim um artista completo é isto. E é corajoso, é único. Não quero que pensem de uma maneira que ele traz as coisas porque quer mandar ou quer que façam assim; ele gosta de trabalhar, ele adora música! […]. Ele adora também fazer as versões e com certeza de compor as suas próprias músicas porque quem faz isto é compositor também. E sinto-me sempre um sortudo de cada vez que o oiço neste palco. E, mais uma vez, estou sem palavras porque isto é sempre… eu estava mais nervoso do que ele. Esta música foi, para mim, uma escolha, para mim, inesperada – não do Edmundo, mas para o programa The Voice. Acho que nunca tinham cantado esta da Ágata, tinham cantado outra da Ágata; acho que esta ainda não tinham feito uma versão. Fiquei muito feliz pela escolha, e arrasaste!”.

 

  • Beatriz Cepêda (Equipa António Zambujo) – Eliminada
    • Canção interpretada: Superstition (de Stevie Wonder)
    • Situação: Eliminada
    • Declaração de António Zambujo: “Acho que ela tem um potencial enorme e é impossível não nos surpreender. Quando falei com ela para escolher a música, foi ela que escolheu e disse-me: «Vamos escolher Superstition e eu vou tocar bateria! Vou-te mandar um vídeo». Porque ela, além de estudar no Conservatório, já sei que ela estuda numa escola de jazz no Porto – está só a estudar bateria nessa escola. E é muito difícil – há dois instrumentos que são muito difíceis para tocar e cantar ao mesmo tempo: a bateria e o baixo. É muito difícil, mesmo, e eu mostrei essa preocupação à Beatriz. Quando és responsável pela secção rítmica de uma música – ainda mais de uma música como esta, do Stevie Wonder  – focas-te naquela batida, naquele ‘groove’, e esqueces-te que estás a cantar também . E falei disso com a Beatriz. […]. No ensaio, quando a Beatriz começou a tocar a música, a primeira versão, o Cristóvão entrou e dançou, eu vi a cara da Beatriz e ela reagiu imediatamente. Isso é música, isso é  respirar música. E é o que tu és: és um animal de palco, és incrível mesmo!”.

 

  • Rui Pedro (Equipa Aurea) – Eliminada
    • Canção interpretada: Vem Dançar Comigo (de Diogo Piçarra)
    • Situação: Eliminada
    • Declaração de Aurea: “É sempre uma responsabilidade. Ele ficou um bocadinho nervoso quando lhe falei desta música, mas acho que não podia ter sido outra. E, para além disso, acho que nunca é demais homenagear o trabalho dos nossos colegas, e foi uma espécie de homenagem ao teu trabalho, meu querido [Diogo Piçarra], como podia ter sido do Zambujo ou da Marisa porque vos adoro aos três, sou fã dos três. […] . Posto isto, acho que a aprovação do Diogo é a melhor coisa! Eu não podia estar mais orgulhosa de ti, meu querido [Rui Pedro]. Para além do amor que tu és, que és super atento, és super cuidadoso, queres saber: «O que posso aqui, achas que posso mudar aqui alguma coisa?». Tu és incrível, interpretaste isto com o coração que é o mais importante e com muito respeito ao Diogo que está aqui à tua frente. E não é fácil! Acho que tremia que nem varas verdes se tivesse de fazer uma coisa parecida”.

 

  • Daniel Fernandes (Equipa Diogo Piçarra) – Apurado
    • Canção interpretada: Amor a Portugal (de Dulce Pontes)
    • Situação: Apurado pelo público
    • Declaração de Diogo Piçarra: “O Daniel é mesmo isso. Estou mesmo muito feliz com as atuações dos meus – já estava feliz com os ensaios e estou ainda mais feliz com todas as atuações; têm sido perfeitos. E o Daniel é mais uma atuação de ir para casa, voltar atrás e rever e voltar a ouvir. És sempre lindíssimo nas interpretações, d eixas sempre o desejo de ouvir mais e mais. […]. Disseste que tinhas o desejo de chegar ao coração das pessoas e tenho a certeza que chegas ao coração das pessoas – já chegaste ao meu. Pela tua maneira de ser, pela maneira como tu cantas, transmites essa bondade, essa leveza, e adoro trabalhar contigo por isso mesmo. Depois chegas aqui e fazes isto; transmites confiança. Obrigado por isto, obrigado mesmo!”.

 

  • João Leote (Equipa Marisa Liz) – Apurado
    • Canção interpretada: Lisboa Menina e Moça (de Carlos do Carmo)
    • Situação: Apurado pelo público
    • Declaração de Marisa Liz: “Bem, que grupo que fez esta música, o Carlos do Carmo que a interpretou, e agora, tu poderes também cantar passado todo este tempo, e cantar desta forma. E u não sei o que eu faço ao orgulho que estou a sentir por ti, não sei João! Antes de mais gostava de mandar um grande beijo a toda a família do Carlos do Carmo, espero que tenham adorado, gostado, daquilo que tu fizeste aqui. Tudo o que é feito com verdade só pode ser aplaudido, tudo o que é bom e positivo é feito com verdade. Já disse várias vezes isto: nunca houve aqui nenhum fadista como tu, tu és o único . Nunca chegou nenhum homem fa  dista tão longe como tu, mas principalmente a cantar desta maneira. Não há uma única parte da canção em que estejas a cantar que eu não sinta coisas, que eu não veja o quanto tu queres isto; para o João isto não é um plano de vida, é notório: a tua vida é esta, e vai ser independentemente do The Voice. Isso está dentro de ti”.

 

  • Mariana Rocha (Equipa Aurea) – Apurada
    • Canção interpretada: Melodia da Saudade (de Fernando Daniel)
    • Situação: Apurada pelo público
    • Declaração de Aurea: “Todas as interpretações da Mariana são sempre muito perfeitinhas – ela mesmo que queira cantar mal não consegue porque é uma cantora incrível; não dá para cantar mal. Aquilo que eu e alguns de nós sentimos ao longo do percurso nela no The Voice é que faltava qualquer coisa que tinha a ver com o coração. Tu não tens de ter medo de mostrar vulnerabilidade, porque a música é isso mesmo: é mostrar vulnerabilidade – tu não podes ter medo disso, Mariana! E vais estar no teu melhor quando o fizeres sem medos. Tu és incrível;  metes dentro de um frasquinho voz, timbre, coração, personalidade e tens um batido de Mariana! E tens esta coisa maravilhosa aqui em cima do palco que é a Mariana. Tu és uma artista, mulher! Leva isso a sério,  não tenhas medo de mostrar aquilo que tens aí dentro às pessoas. […]. Mereces muito chegar à final, minha querida, mesmo!”.

 

  • Matheus Alcantara (Equipa Diogo Piçarra) – Eliminado
    • Canção interpretada: Burguesinha (de Seu Jorge)
    • Situação: Eliminado
    • Declaração de Diogo Piçarra: “Só tenho a dizer ao Matheus obrigado porque confiei nele. Foi ele que sugeriu. Tínhamos 1. 000 opções, todas elas iam soar muito bem, como sempre soa. O Matheus é isto: ele abre a boca, é esta voz, tanto pode ser mais suave como pode dar tudo – nesta música mostraste isso também. Não há muito a dizer. […]. Fico mesmo agradecido e obrigado por teres sugerido e dizer para confiar em ti. Confiei no Matheus e depois dá nisto. Ou seja, ainda bem, fico mesmo feliz. Eu adoro a maneira de ele ser porque ele deu-me a entender: «Posso não continuar, posso ficar até à final, mas quero fazer algo que goste e quero ser feliz em cima do palco» E eu disse, «então, bora!»  ”.

 

  • Rodrigo Lourenço (Equipa António Zambujo) – Apurado
    • Canção interpretada: Madrugada Sem Sono (de Gisela João)
    • Situação: Apurado pelo público
    • Declaração de António Zambujo: “O Jerry Seinfeld tem uma coisa no Netflix que se chama Comedian in Cars Having Coffee. E num dos episódios que eu vi há um outro comediante que também gosto muito que é o Dave Chappelle e lembrei-me de ti: numa parte disse que as pessoas às vezes acham que em cima do palco está o palhaço, está a mentira, está o falso. Quando é exatamente o contrário. Em cima do palco é onde damos mais de nós, é a nossa verdade em cima do palco. Fora do palco, a vida social às vezes é um bocado complicada por várias coisas, por vários fatores, torna-se mais complicada. Mas depois, em cima do palco, é onde revelamos tudo. E o Rodrigo é um bocadinho isso. O Rodrigo às vezes é uma pessoa difícil, não responde aos meus emails logo, tenho dificuldade em falar com ele. Mas depois, em cima do palco, sinto-o inteiro. E sentir isso… acho que a idade não deve ser um fator importante – não deixa de ser excecional ver um miúdo com 17 anos fazer aquilo que ele faz. Mas é o facto de ser uma alma velha, de provavelmente ter de ouvir músicas que fazem com que ele interprete as coisas desta maneira. O que é certo é que a tua verdade é maravilhosa e és um músico excecional. E estou muito feliz por te ter na minha equipa”.

 

  • Aliança Velha (Equipa Diogo Piçarra) – Eliminados
    • Canção interpretada: Loucos (de Matias Damásio ft. Héber Marques)
    • Situação: Eliminados
    • Declaração de Diogo Piçarra: “Tenho mesmo de dizer isto. Não foi uma semana fácil para eles, estiveram isolados como muitos portugueses e pela primeira vez na vida talvez ensaiaram a distância: um enviava um áudio, o outro gravava por cima, enviavam depois para o mentor, o mentor mandava outro áudio a dizer o que achava. Por isso foi uma semana difícil e chegarem aqui sem ensaios, sem nunca se verem e ainda conseguirem fazer isto…! Estão limpíssimos, nisso o «bicho» foi bom convosco. Eles ganham por esta química que têm um com outro. É claro que não foi a interpretação perfeita, mas pelos motivos que eu expliquei – não tiveram tempo para estarem juntos, para poderem ensaiar, para poderem ver ainda mais as dinâmicas. Mas, para mim, foi loucura total”.

 

  • Decisão na equipa Diogo Piçarra
    • Daniel Fernandes – Apurado pelo público
    • Edmundo Inácio – Apurado pelo mentor
    • Aliança Velha – Eliminados
    • Matheus Alcantara – Eliminado
    • Declaração de Diogo Piçarra ao escolher Edmundo Inácio: “Fogo! Juro que não… a produção diz sempre todos os anos que dizemos sempre a mesma coisa nesta altura: «Vão sair dois» E nós: «Como assim, dois?!»  Estamos em negação, não é? Não estava à espera disto, perder metade da minha equipa tão cedo. Gostava que o percurso fosse maior, gostava de ter mais oportunidades para trabalhar com os que vão ficar pelo caminho – no The Voice, só, vamos continuar a falar, vamos continuar a trabalhar juntos, vou continuar a falar convosco e prometo aqui. É uma decisão muito complicada. Adoro-vos a todos, como sempre, e vocês sabem disso. E tendo transmitido isso espero que sintam isso ao longo de toda a semana. Nós esperamos sempre pela decisão do público, não vale a pena pensar sobre isso, esperamos sempre. Agradeço mesmo a toda a gente que votou e apelamos sempre – pode sair o candidato favorito, por isso não percam a oportunidade de votar e espero que o tenham feito. E agora resta-me escolher quem quero levar para a próxima gala. Vocês são uns guerreiros, enchem-me de orgulho, esta gala foi lindíssima graças a vocês também – todo o trabalho durante a semana,  o que vocês mostraram no ensaio ontem, hoje em palco  toda a confiança, toda a vossa energia, a vossa entrega, a vossa boa-onda. E eu levo hoje para a semifinal, pela consistência, que hoje também mostrou mais risco, que também me surpreendeu: vou escolher o Edmundo”.

 

 

  • João Neves (Equipa Marisa Liz) – Eliminada
    • Canção interpretada: A Case of You (de Joni Mitchell)
    • Situação: Eliminada
    • Declaração de Marisa Liz: “É impressionante a forma como o João canta, a dedicação que ele põe em cada atuação, o quanto ele leva a sério isto, e isso dá para sentir quando trabalhas com cada um da tua equipa – não estou a dizer que trabalha mais do que os outros, são formas diferentes de trabalhar. O João sabe exatamente aquilo que quer fazer. Quando tens um concorrente assim facilita-te bastante o trabalho porque metade já é confiança – eu tenho um artista à minha frente que sabe o que quer, e é isso que se pede no mundo dos artistas: é quando a maior parte de nós não sabe o que tem de fazer na vida alguém nos diga e que a música nos ajude a chegar lá. E  é isso que tu fazes, João. Tu és único no The Voice e és único no mundo inteiro. E sei que era bem mais fácil vires cantar músicas conhecidas por todos ou apelar às votações como se costuma dizer. Tu não precisas disso, tu só precisas de aparecer e cantar da tua maneira”.

 

  • Maria Inês Graça (Equipa António Zambujo) – Apurada
    • Canção interpretada: De Volta Pro Meu Aconchego (de Elba Ramalho)
    • Situação: Apurada pelo mentor
    • Declaração de António Zambujo: “Esta música traz-me uma memória da novela que falaste, o Roque Santeiro. Acho que era a música da Viúva Porcina e do Sinhozinho, daquela relação amorosa – que não é do tempo da Inês. De programa para programa, de semana para semana, vamos sentindo uma Inês mais confiante, cada vez mais segura. Ela é um furacão, às vezes é difícil controlar aquela coisa… na semana passada fez uma interpretação sublime daquela música da Maria Guinot. Estava sentada num círculo muito pequeno e não parava de se mexer – houve uma altura em que pensei que ela ia cair lá de cima. E hoje também a aconselhei a ficar um bocadinho quieta porque o gelo seco escorrega muito. Mas correu tudo muito bem, a interpretação foi espetacular, muito bonita, uma música lindíssima, e estou muito feliz e orgulhoso do teu desempenho. Muito obrigado”.

 

  • Inês Marques Lucas  (Equipa Marisa Liz) – Eliminada
    • Canção interpretada: Ó Gente da Minha Terra (de Mariza)
    • Situação: Eliminada
    • Declaração de Marisa Liz: “Antes de mais quero agradecer ao André, ao Bernardo, à banda, ao Fernando Martins, à Inês, porque sou chata para caraças. Obrigada a toda a gente que trabalha aqui. Obrigada! Isto foi feito até à última. Fomos alterando coisas, fomos pondo coisas, e estou contente com isto que aconteceu porque aconteceu. Mas aquilo que viram aqui em cima tudo junto nunca foi ensaiado, aconteceu aqui tudo junto. Nunca foi ensaiado em palco com a banda, com todos juntos. Houve ensaio da Inês com a banda, depois houve ensaio com os guitarristas, depois   mudou-se aquilo que estavam a fazer. Depois eles estiveram no meu camarim, e depois mandei para a Inês, a Inês depois esteve lá atrás com eles. E eu não sabia a mínima como ia correr aqui, sem ser que estamos a falar de músicos profissionais e de uma artista como a Inês, e de uma banda do The Voice –  por isso é que isto acontece. Pelo facto de não ter havido este ensaio todo tive um mini ataque cardíaco, mas agora já estou bem! A Inês é das concorrentes mais interessantes que temos no The Voice, na minha opinião. Porque se foi descobrindo, tu vais descobrindo, não é imediato. Tens de ir tirando camadas e tens de ir ouvindo o coração da Inês e a forma como ela faz música para perceberes a totalidade daquilo que ela pode fazer. Eu ainda nem sequer cheguei lá, estou no início do icebergue e sei que há muito mais por descobrir. E só gostava que o The Voice durasse mais um ano para toda a gente ver aquilo que és capaz de fazer. Sou tua fã; gostava muito, muito, independentemente do que acontecer no The Voice, de ouvir um disco teu. Achp que tu tens muito talento, não só como cantora”.

 

 

  • Decisão na equipa Marisa Liz
    • João Leote – Apurado pelo público
    • João Neves – Apurado pela mentora
    • Inês Marques Lucas – Eliminada
    • Miguel Dias – Eliminado
    • Declaração de Marisa Liz ao escolher João Neves: “Seguem os três para São Domingos de Rana, vamos todos morar juntos! Vai ser muito bonito, vamos divertir-nos muito, vocês cozinham [risos, a brincar]. Bem… estou super grata pela equipa que tenho. Disse-lhes hoje numa mensagem que se isto começasse tudo outra vez e se eu pudesse escolher outra equipa, era esta que eu escolhia, à mesma – apesar de terem sido também eles que me escolheram a mim. Eles são três artistas fortíssimos, que para mim estariam na final. E vão estar numa final qualquer, não do The Voice […] . Estou super orgulhosa daquilo que vocês fizeram, gosto muito de vocês. Não parem por favor, a música é claramente o vosso caminho. Eu vou levar, para a semifinal da semana que vem… eu adoro-vos aos três, não há dúvidas nenhumas. Eu vou levar para a semifinal o João Neves”.

 

  • Bruno Huca  (Equipa Aurea) – Eliminado
    • Canção interpretada: Creep (dos Radiohead)
    • Situação: Eliminado
    • Declaração de Aurea: “O Huca é isto, o Huca é um artista dos pés à cabeça e, mais do que um artista, não me canso de dizer que é muito mais do que um cantor, do que um performer: ele é um porta-voz, ele é um mensageiro, e cada uma das músicas que vem interpretar aqui ao The Voice é uma mensagem, e tem uma entrega tão forte que é impossível não nos chegar. É maravilhoso ouvir-te, meu querido! É a primeira vez que cantas em Inglês, é um desafio”.

 

  • Rui Taipa  (Equipa António Zambujo) – Eliminado
    • Canção interpretada: Movimento Perpétuo Associativo (dos Deolinda)
    • Situação: Eliminado
    • Declaração de António Zambujo: “O Rui Taipa é de uma consistência. Ele na VT estava a dizer que aquela coisa de tocar muito, e de já tocar há muito tempo… isso dá-te uma consistência que de facto depois consegues trazer para aqui e tocas com muita confiança, mas além disso és muito subtil, tens subtileza, coisas sem exagerar como nós falámos nos ensaios. Há coisas nas letras; esta letra é dos meus queridos Deolinda, sou muito amigo deles todos. O Pedro da Silva Martins é dos melhores artistas que existe provavelmente na história da música portuguesa. Ele tem, de facto, essas coisinhas na letra e o Taipa interpreta isso muito bem, dá-lhe assim essas voltas. Por isso, estou muito feliz com aquilo que tu fizeste”.

 

  • Atuação convidada de Rita Guerra e João Paulo Rodrigues: Por Mim

 

  • Decisão na equipa António Zambujo
    • Rodrigo Lourenço – Apurado pelo público
    • Maria Inês Graça – Apurada pelo mentor
    • Beatriz Cepêda – Eliminada
    • Rui Taipa – Eliminado
    • Declaração de António Zambujo ao escolher Maria Inês Graça: “Queria dizer que vocês sabem que a partir desta altura é quase suicida escolher uma pessoa no meio de… . Acho que na gala anterior, sem querer desvalorizar os outros candidatos, havia alguma margem de manobra e depois em função das atuações e essas coisas todas. Mas nesta vocês os quatro lixaram-me a vida porque fizeram tudo muito bem feito. No ensaio já estava muito satisfeito e confiante, depois aqui ao vivo a coisa ficou ainda mais complicada. Ficamos sempre à espera do que o público vai escolher porque é sempre imprevisível. Muito obrigado por me terem escolhido como mentor, desejo-vos muita sorte e muito foco no trabalho. Eu vou escolher, para acompanhar o Rodrigo na semifinal…  é difícil isto! Vou escolher a Maria Inês Graça”.

 

  • Francisca Oliveira (Equipa Aurea) – Apurada
    • Canção interpretada: Crazy Little Thing Called Love (dos Queen)
    • Situação: Apurada pela mentora
    • Declaração de Aurea: “Ela floresce de semana para semana. É maravilhosa, ela é uma caixinha de surpresas, de semana para semana é aquela coisa do «deixa cá ver o que ela vai fazer agora». Porque ela é super criativa, é aberta a mudanças também, não é muito pegada àquilo que ela faz e aceita as opiniões, quer é fazer melhor. É maravilhoso veres como agarras em cada músic  e a desconstróis à tua forma, mas sempre com aquele respeito de que já falámos nas galas anteriores, Francisca. É maravilhoso! E  é muito bom ver-te aí segura, é lindo!”.

 

  • Decisão na equipa Aurea
    • Mariana Rocha – Apurada pelo público
    • Francisca Oliveira – Apurado pela mentora
    • Bruno Huca – Eliminado
    • Rui Pedro – Eliminado
    • Declaração de Aurea ao escolher Bruno Huca: “Eu quero, antes de mais, agradecer-lhes a eles, mais uma vez, porque tem sido maravilhoso trabalhar convosco, conhecer-vos melhor, acompanhar-vos aqui. Acima de tudo que seja um bom ponto de partida para todos vocês, aqui o The Voice – para alguns uma continuação. É muito complicado, nesta fase já é… é tramadíssimo escolher um nome e termos de nos despedir de duas pessoas de uma vez é de partir o coração. E queria mandar um beijinho para todos os outros concorrentes que já saíram, um grande, grande, grande beijinho para todos. E à Sara e à Matilde que saíram nas últimas galas. São eles que fazem o programa, são eles que proporcionam estes momentos lindos de talento, de emoções boas. Obrigada por tudo. Eu vou seguir, para a próxima gala… com a Francisca Oliveira”.

 

Equipas para as semifinais

  • António Zambujo (2)
    • Maria Inês Graça – Apurada pelo mentor
    • Rodrigo Lourenço – Apurada pelo público
  •  Aurea (2)
    • Francisca Oliveira – Apurado pela mentora
    • Mariana Rocha – Apurada pelo público
  • Diogo Piçarra (2)
    • Daniel Fernandes – Apurado pelo público
    • Edmundo Inácio – Apurado pelo mentor
  • Marisa Liz (2)
    • João Leote – Apurado pelo público
    • João Neves – Apurado pela mentora
Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

1 Comentar

    O zambujo, foste uma desilusão, perdes te uma fã, parabéns Beatriz, o zambujo tramou te vamos lá saber porque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.