Apurados os últimos cinco finalistas do Festival da Canção 2021
Imagem: Captura de ecrã RTP

Apurados os últimos cinco finalistas do Festival da Canção 2021

27/02/2021 0 Por Bernardo Matias

Está completo o lote de finalistas do Festival da Canção 2021. Este sábado disputou-se a segunda semifinal da seleção de Portugal para o Festival Eurovisão da Canção (ESC), nos estúdios da RTP em Lisboa. Mais dez canções passaram pelo palco, das quais cinco foram apuradas.

 

O resumo da semifinal

Depois das habituais introduções de apresentadores e artistas, a competição da segunda semifinal do Festival da Canção 2021 começou com Da Chick e I Got Music a abrirem o desfile de canções. Este decorreu sem pausas até à atuação de Joana Alegre, que foi a quinta em palco, seguindo-se uma primeira passagem pela green room.

Na segunda parte das interpretações apresentaram-se as demais cinco canções, começando com Pedro Gonçalves e terminando com NEEV. Após todos os temas desfilarem, houve nova ronda de conversas na green room, antes de abrirem as linhas de votação do público.

Após recapitulações das canções, de uma ronda pelos jurados e de nova sessão de perguntas e respostas na green room, chegou o momento da atuação (pré-gravada por motivos de segurança) convidada de Lúcia Moniz com O Meu Coração Não Tem Cor – tema que em 1996 conseguiu o sexto lugar no ESC, segundo melhor resultado de Portugal. Um momento que pode ver ou rever nesta ligação.

Momento de intervalo na emissão, antes do regresso com nova recapitulação das canções, antes de mais interação com os jurados e com a green room, voltando a haver um ‘recap’ das canções antes de as votações encerrarem.

O «baú» do Festival da Canção voltou a ser aberto para recordar a oitava edição do Festival da Canção, em 1971, que teve no pódio três temas emblemáticos no pódio: Menina, de Tonicha que ganhou; Flor sem Tempo de Paulo de Carvalho em segundo lugar; e Cavalo à Solta de Fernando Tordo em terceiro.

AGIR interpretou Flor Sem Tempo e também E Depois do Adeus, canção vencedora de 1974 também na voz do seu pai, Paulo de Carvalho. Foi a segunda atuação convidada, que pode ver ou rever aqui. Seguiu-se uma última ida à green room para tomar o pulso às emoções antes dos resultados.

Chegou finalmente o momento mais esperado da noite, com o anúncio dos últimos cinco semifinalistas, por ordem totalmente aleatória. De recordar que os resultados foram definidos em partes iguais pelo público via televoto e por um júri constituído por Marta Carvalho, NBC, Paulo de Carvalho, Rita Carmo, Rita Guerra e Vanessa Augusto.

Apurados

(Atuações – clique nos títulos das canções)

 

Também estiveram a concurso

(Atuações – clique nos títulos das canções)

 

Finalistas

(Atuações – clique nos títulos das canções)

Partilhar o artigo: