Artistas portugueses apelam a Conan Osíris para não ir à Eurovisão
Créditos da imagem: RTP-Pedro Pina

Artistas portugueses apelam a Conan Osíris para não ir à Eurovisão

28/03/2019 0 Por Bernardo Matias

Surge novo apelo a Conan Osíris para não representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, por se realizar em Israel. Desta feita, vem de mais de 40 artistas, que divulgaram esta quinta-feira uma carta aberta ao vencedor do Festival RTP da Canção.

De acordo com a RTP, são vários os artistas conhecidos que subscreveram a missiva, entre eles músicos como José Mário Branco, atores como Maria do Céu Guerra ou Pedro Lamares, escritores, a realizadora Raquel Freire, a coreógrafa e bailarina Olga Roriz, artistas plásticos e ainda o diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II, Tiago Rodrigues.

Na carta, pode ler-se: “Conan Osíris, vimos por este meio pedir-te que não vás a Tel Aviv em representação de Portugal na Eurovisão, respondendo ao apelo do povo oprimido palestiniano”. Os subscritores consideram que a participação do artista “seria ignorar o cerco ilegal que Israel mantém a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos”.

Recordaram também as condições muito precárias em que vivem os habitantes de Gaza e reforçam o pedido a Conan Osíris escrevendo para se juntar a “milhares de artistas de todo o mundo que se expressaram contra a Eurovisão em Israel”. Seja como for, a carta assegura que os seus subscritores vão apoiar a decisão de Conan Osíris.

Este não é o primeiro pedido de boicote que é feito ao representante do Festival Eurovisão da Canção, este ano. No início de março, também o Comité de Solidariedade com a Palestina apelou a Conan Osíris para não ir a Telavive representar Portugal.

Recorde-se que desde que Israel ganhou o ESC em maio do ano passado têm sido diversos os apelos de boicote. O próprio Conan Osíris já os recebeu, nomeadamente do músico Roger Waters.

Partilhar o artigo: