Azerbaijão não exclui participação na Eurovisão Júnior 2022
Créditos da imagem: Andres Putting/EBU

Azerbaijão não exclui participação na Eurovisão Júnior 2022

14/01/2022 0 Por Bernardo Matias

Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2022 será realizado na Arménia. Sem embargo, o Azerbaijão até admite concorrer, apesar do conflito em curso entre os dois países.

O site azeri 12xal cita Eldar Rasulov, membro da delegação, a falar acerca da eventual presença no JESC 2022, afirmando: “Independentemente de onde a competição acontecer, nós devemos participar e trabalhar para um resultado melhor”.

Ao saber-se que o JESC 2022 seria na Arménia, não demorou a surgir especulação sobre uma eventual saída do Azerbaijão. No Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2012, realizado no Azerbaijão, foi a Arménia a retirar-se, com a AMPTV a citar na altura dúvidas sobre a promessa da garantia de segurança à sua delegação.

Por outro lado, também a Arménia tomou as decisões drásticas de abdicar do JESC 2020 e do ESC 2020 devido ao conflito no Alto Carabaque, que resultou em lei marcial.

No JESC 2021, as relações tensas entre a Arménia e o Azerbaijão estiveram na origem de uma controvérsia: durante toda a atuação da representante arménia, os comentadores para a emissão azeri na İTV estiveram a falar, num aparente boicote à audição. A União Europeia de Radiodifusão (EBU) já disse estar em cima do caso.

Partilhar o artigo: