A Irlanda fez o seu melhor resultado no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024, com o sexto lugar alcançado por Bambie Thug. No entanto, houve momentos tensos e delicados, nomeadamente devido a comentários negativos e ataques por parte de Israel.
Minutos depois de garantir o sexto lugar na final, falou a vários órgãos de imprensa. Num vídeo publicado pelo Irish Examiner, em que a comoção é evidente no rosto, deixou palavras fortes dirigidas à União Europeia de Radiodifusão (EBU):
– Tenho tanto orgulho pela vitória de Nemo. Tenho tanto orgulho que todos nós estejamos no top dez, que tenhamos lutado por esta m***a nos bastidores porque foi tão duro. E foi tão horrível para nós. Tenho tanto orgulho de nós e só quero dizer que nós somos o que a Eurovisão é. A EBU não é o que a Eurovisão é. A EBU que se f***. Já nem me importo mais. Que se f****”.
Já num tom moderado, Bambie Thug referiu também: “O que faz os participantes, a comunidade por trás disto, o amor e o poder e o apoio de todos nós, é o que está a fazer a mudança. E o mundo falou. Os queers estão a vir, não-binários ao raio da vitória. Tenho tanto orgulho”.
Deixe um comentário