Sem categoria

Bruxelas também pode ser candidata a acolher Eurovisão 2023

Bruxelas também pode ser candidata a acolher Eurovisão 2023 Créditos da imagem: Ank Kumar/Wikimedia Commons
Partilhar o artigo:

Reino Unido está agora na linha da frente para receber o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2023, mas ainda não é certo que isso venha a acontecer… e Bruxelas pode ser outra alternativa, na Bélgica.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU) anunciou que considera inviável a concretização do certame na Ucrânia e assim vai começar a discutir com a BBC com vista a que seja no Reino Unido – país que ficou em segundo em 2022.

No entanto, segundo o jornal The Guardian, fontes próximas das conversações apontam que ainda não se está perto de um acordo para o Reino Unido, havendo rumores de que Bruxelas pode estar a preparar uma proposta.

Por trás desta candidatura estaria mesmo a União Europeia, cujos principais organismos se localizam na capital belga. Com isso, seria um ESC organizado “em nome da Ucrânia num gesto simbólico de solidariedade”. De relembrar que nesta altura a Ucrânia dá passos para se tornar membro da UE e já tem estatuto de candidata.

A Bélgica acolheu o ESC por uma vez em 1987, depois da vitória no ano anterior. Bruxelas tem dois potenciais locais com as características necessárias: o Palais 12, com 15.000 lugares de capacidade; e o Forest Nacional com 10.800 lugares de lotação.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.