Fernando Guerra, compositor de É o Fim do Mundo, tema cantado por Marco Paulo no Festival da Canção de 1982, acusa o compositor Jorge Fernando de plágio na canção Paixão interpretada por Mariza. Esta faixa consta do álbum Mundo, que a fadista lançou em 2015.
De acordo com o Diário de Notícias, Fernando Guerra sustenta que “reproduz não só a música mas também parte da letra da canção”. O caso está entregue ao Tribunal de Propriedade Intelectual (TPI) e o juiz titular tem agora de pedir uma perícia às duas músicas, bem como ouvi-las em audiência de julgamento.
Estas diligências foram determinadas pelo Tribunal da Relação de Lisboa, que deu razão ao recurso de apelação de Fernando Guerra e anulou a sentença anterior. Neste processo, quem apresentou a queixa exige uma indemnização e verbas de direitos de autor.
O réu terá admitido que no seu tema Paixão há uma parte que constitui “uma colagem da ideia melódica e também harmónica” de uma parte do tema Fim Do Mundo e que existem mais de oito compassos com a mesma melodia. A sentença do TPI entretanto anulada e que não deu razão a Fernando Guerra conclui assim que “trata-se de uma obra baseada em outra, sem uma clara identidade própria”.
Refira-se que É o Fim do Mundo foi um dos vários temas que Fernando Guerra compôs para o Festival da Canção, tendo estado presente em 14 edições. Foi também autor de diversos temas de Simone de Oliveira. Já Jorge Fernando, que conta igualmente com participações no Festival, colaborou também com artistas de renome como Amália Rodrigues, Ana Rodrigues, Camané, Sam the Kid ou Mariza.
Paixão, Mariza:
É o fim do Mundo, Marco Paulo:
Deixe um comentário