
O Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2020 pode estar cancelado devido à pandemia de coronavírus. O Grupo de Referência da União Europeia de Radiodifusão (EBU) reuniu-se esta terça-feira e, embora as indicações apontassem para um adiamento, agora a emissora israelita KAN fala mesmo do cancelamento.
Citando fontes não identificadas, o principal programa noticioso da KAN avançou que o ESC 2020 está cancelado, numa decisão que deverá ser oficialmente conhecida esta quarta-feira. Esta terá sido a decisão tomada, sendo a outra de adiar. Os artistas seriam todos de novo convidados, mas as canções deixariam de ser válidas.
Já o site wiwibloggs.com escreve que também terão sido discutidas as possibilidades de um espetáculo sem público (rejeitada pelas autoridades holandesas, segundo a KAN) e o adiamento para maio do ano que vem, mantendo-se Roterdão como cidade sede. Nada é, neste momento, oficial, sendo necessário esperar por alguma indicação da EBU.
Com regras de distanciamento social impostas um pouco por toda a Europa, fronteiras fechadas e voos de e para países extra-comunitários suspensos – há que relembrar que alguns dos países participantes não são da União Europeia – o cancelamento do ESC acaba por não ser uma surpresa total. É certo que são medidas temporárias, mas ninguém pode prever quando será possível levantar todas as medidas anti-coronavírus. Há mesmo especialistas que estimam que podem prevalecer durante um ano a ano e meio, enquanto se aguarda uma vacina eficaz.
Deixe um comentário