Ciao, Turim: cidade anfitriã da Eurovisão 2022 revelada

Ciao, Turim: cidade anfitriã da Eurovisão 2022 revelada

08/10/2021 0 Por Bernardo Matias

Turim acolherá o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022 no PalaOlimpico a 10, 12 e 14 de maio. O anúncio surgiu esta segunda-feira, depois de um processo de seleção que chegou a envolver 17 propostas.

Depois de em maio passado a Itália voltar a ganhar o ESC volvidos 31 anos, o interesse em acolher a edição de 2022 foi grande no país: um total de 17 cidades apresentaram a sua candidatura.

Ao longo do processo, algumas foram ficando pelo caminho, com a lista encurtada primeiro a 11 e depois a cinco: Bolonha, Milão, Pesaro, Rimini e Turim.

A decisão final foi entre estas cinco, sendo que a emissora RAI em consonância com a União Europeia de Radiodifusão (EBU) e em conformidade com os critérios de cidade anfitriã elegeu Turim.

O local escolhido é a PalaoOlimpico. Construída em 2005, foi casa do hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, podendo albergar até 16.600 pessoas dependendo do tipo de evento. Ao longo dos anos já sediou diversos espetáculos, concertos e eventos desportivos.

Turim é uma cidade no norte de Itália, tratando-se da capital da região Piemonte. Importante centro empresarial e cultural, tem mais de 847 mil habitantes e é casa de diversos museus, monumentos, obras de arte ou objetos de culto como é o Sudário de Turim. Foi também em Turim que nasceu o cinema italiano.

Partilhar o artigo: