Festival Eurovisão da Canção ESC 2020

Ciberataque à final da Eurovisão 2019 evitado por escassos segundos

Ciberataque à final da Eurovisão 2019 evitado por escassos segundos Créditos da imagem: Andres Putting
Partilhar o artigo:

Esteve muito perto de acontecer um ataque cibernético durante a transmissão da final do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. De facto, a situação terá sido evitada por poucos segundos. O ataque envolveria, ao que tudo indica, a transmissão de um vídeo gráfico e sombrio na emissão vista em todo o mundo.

A revelação foi feita por Yigal Unna, diretor-geral da Direção Nacional Cibernética Israelita ao Nine News Australia. O vídeo em causa, que o responsável descreveu como “feio”, esteve bastante perto de ser inserido na transmissão mundial por hackers baseados no estrangeiro. O ataque foi evitado por poucos segundos graças a uma equipa especialista em cibersegurança. Unna realçou: “Esteve o mais próximo possível sem ir para o ar”.

Por outro lado, houve um ataque feito com sucesso na primeira semifinal do ESC 2019, mas apenas à transmissão online da emissora israelita KAN. De acordo com a Reuters, foram exibidas imagens de satélite a mostrarem explosões em Tel Aviv (cidade aonde o certame decorreu), acompanhadas por uma trilha sonora ameaçadora e da mensagem “Israel NÃO é seguro! Vocês verão!”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.