Cidade de Cardiff não se candidata a acolher a Eurovisão 2023
Créditos da imagem: Balazs Bezeczky

Cidade de Cardiff não se candidata a acolher a Eurovisão 2023

03/08/2022 0 Por Bernardo Matias

Afinal, a cidade de Cardiff não vai candidatar-se a acolher o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2023. A União Europeia de Radiodifusão (EBU) já confirmou que o evento será no Reino Unido.

Antes dessa oficialização, o município de Cardiff, o governo galês e o The Principality Stadium expressaram interesse em receber o ESC 2023. Porém, agora admitem que não seria viável devido à quantidade de eventos que seria necessário adiar, cancelar ou reagendar.

Esta quarta-feira, um comunicado conjunto da autarquia de Cardiff, do governo do País de Gales e do Principality Stadium confirmou que não vai haver qualquer candidatura a acolher o ESC 2023, começando por esclarecer: “Desde que foi confirmado que o Reino Unido acolheria o Festival Eurovisão da Canção 2023, o município de Cardiff, o Governo Galês e o Principality Stadium trabalharam com ritmo para estabelecer a viabilidade de uma candidatura para acolher o evento na cidade capital de Gales. O registo muito forte de Cardiff em acolher grandes eventos, e o Principality Stadium de classe mundial teriam feito um encaixe natural para uma produção tão significativa”.

Porém, prossegue a nota, chegou-se à conclusão que sediar o ESC 2023 não será possível: “No entanto, a complexidade de realizar o evento significa que um considerável número de eventos agendados no Principality Stadium durante a primavera de 2023 teriam de ser cancelados como resultado. […]. Estivemos em rápida discussão com a BBC para explorar quaisquer opções potenciais que talvez pudessem acomodar o evento em conjunto com a agenda existente. Infelizmente, não fomos capazes de encontrar uma solução viável, e portanto concordámos coletivamente que não será possível uma candidatura de Cardiff seguir em frente”.

Partilhar o artigo: