A Holanda perfila-se como uma das fortes candidatas a ganhar o Festival Eurovisão da Canção (ESC) e naquele país já se pensa em sediar a edição de 2020 mesmo antes da vitória consumada. Depois de a presidente da Câmara Municipal de Amesterdão expressar o interesse em receber o evento em caso de triunfo, foi Haia a falar no mesmo sentido.
Segundo a emissora local Omroep West, o partido político Group de Mos – Heart for The Hague, que tem o maior número de assentos na assembleia municipal de Haia, acredita que a terceira maior cidade holandesa teria capacidade para receber o ESC. Aquele partido considera que a dimensão de Haia, bem como o facto de ser a ‘casa’ de várias instituições internacionais, a tornam numa localização ideal para o ESC.
Ainda que com cautela, o conselheiro Ralf Sluijs admitiu que é possível sonhar e que se a tendência das casas de apostas (Holanda lidera há várias semanas) se confirmar nos resultados “Haia poderia tornar-se a cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção 2020”.
A infraestrutura, essa, também não seria problema: “O Festival da Canção significa liberdade e seres quem és. Um evento com mais de 180 milhões de telespectadores no estádio ADO [com capacidade de 15.000 lugares, mas que precisaria de cobertura], o quão belo seria!”, disse Ralf Sluijs.
Aquele conselheiro sustentou também que o impacto económico do ESC na economia local também seria bastante positivo. Recorde-se que Haia já recebeu o ESC em 1976 e 1980
Deixe um comentário