Conheça os autores do Festival da Canção 2022 (parte 2)
Imagens: RTP; Redes sociais

Conheça os autores do Festival da Canção 2022 (parte 2)

05/11/2021 0 Por Bernardo Matias

Depois de revelados os 20 autores do Festival da Canção 2022, estamos a apresentar o elenco ontem anunciado pela RTP.

Depois de já lhe termos trazido os primeiros dez (por ordem alfabética), fique agora a conhecer a outra metade da lista e algum do respetivo trabalho.

 

MARO

MARO é o nome artístico de Mariana Secca, que tem 26 anos de idade. Começou a estudar música logo aos quatro anos, formando-se no Berklee College of Music em Boston. Teve já a chance de gravar uma canção com Carolina Deslandes (segunda classificada do Festival da Canção 2021), Não Me Deixes. No ano passado esteve em destaque numa iniciativa com outros artistas nacionais, num dueto com Eric Clapton.

 

 

Norton

Criada em 2022, a banda de indie rock Norton é oriunda de Castelo Branco, composta por Leonel Soares, Manuel Simões, Pedro Afonso e Rodolfo Matos. Com larga experiência, começaram por se apresentar com a banda Alla Polacca e o seu primeiro álbum remonta a 2003, Make me sound E.P., seguindo-se outros quatro discos.

Além de Portugal e da Europa, os Norton também já atuaram no Japão. Os Norton descrevem-se, no seu site oficial, como “espelho genuíno de uma vida preenchida com canções”, aplicando muito “amor” nos seus trabalhos.

 

Os Azeitonas

A banda de pop rock Os Azeitonas foi criada em 2003, tendo atualmente Marlon, Nena e Salsa. O primeiro álbum, Um Tanto ou Quanto Atarantado, surgiu em 2005. Têm vários sucessos, como Quem és Tu Miúda ou Anda Comigo Ver os Aviões ou Tonto de Ti.

Já por duas vezes que Os Azeitonas foram nomeados para Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards. No disco Os Azeitonas Acústico, a banda conta com colaborações com Pedro Tatanka (vocalista dos The Black Mamba, vencedores do Festival da Canção e 12.º no ESC deste ano) e com Luísa Sobral (autora do tema Amar Pelos Dois com que Salvador Sobral levou Portugal à vitória no ESC 2017).

 

Pedro Marques

Natural do Porto, Pedro Marques teve a sua primeira experiência musical a sério na banda Alla Polacca. Em 2003 teve a chance de participar na Berlinale Fil Festival Talent Campus e em 2005 foi contratado pela sueca Riviera para trabalhar como compositor de música para cinema.

Tem a sua própria empresa musical, a Jump Willy fundada em 2007. Compôs o tema para os anúncios Axe Leather em 2008, foi convidado por Adam Norden para criar os toques para o telemóvel Sony Erikson e foi contratado para escrever a música para o sistema BMW MINI Coupé Music Feedback.

Pedro Marques também escreveu música para jogos de vídeo. Para além da música, da televisão e do cinema, é também professor na Escola de Artes da Universidade Católica do Porto. Foi já premiado no festival FASTNET na Irlanda como Melhor Música Original para a curta-metragem animada Entre Sombras.

Pedro Marques conseguiu um dos quatro lugares alocados às candidaturas espontâneas.

 

Pepperoni Passion

Pepperoni Passion é uma banda de três elementos, nascida na internet e sem um estilo concreto. Começou por ser um canal de YouTube, há cerca de dois anos, vindo depois a música. O mais recente tema é IRS (Agradeço ao Estado), lançado no início deste ano. Os Pepperoni Passion foram selecionados através da livre submissão de canções.

 

PZ

PZ (Paulo Zé Pimenta) começou a fazer música logo aos 16 anos, com uma sonoridade muito própria. PZ é o projeto mais intimista do músico, que também tem o alter-ego Ppelectro para a sonoridade mais eletrónica, entre outros.

O mais recente tema de PZ foi lançado em maio passado: Incompatibilidades, como single do novo álbum, Selfie-Destruction. Este foi produzido pelo próprio.

 

Syro

Syro é o nome artístico de Diogo Lopes. Com 25 anos de idade, está ligado ao Pop antigo/Alt-Pop, tendo estudado música incluindo formação em Estudos de Jazz e Música Moderna. Foi um dos fundadores da entretanto extinta banda de pop-rock Caelum, antes de seguir a solo.

Até agora, Syro tem cinco singles, tendo alcançado rapidamente as principais rádios portuguesas. Já foi distinguido como artista ‘Most Wanted’ na MTV Portugal.

 

The Mister Driver

The Mister Driver define-se no seu YouTube como um artyista que começou no punk rock, tendo agora uma nova perspetiva “tentando explorar o mundo da música, espalhando a ideia de que a música está a perder o seu género”.

Estreou-se como produtor em 2020, com A.T.O.A. de Deezy. Tem trabalhos com outros artistas, mas também lançamentos próprios. The Mister Drive conseguiu uma das quatro vagas oriundas do concurso de livre submissão.

 

Tiago Nogueira

Integrante d’Os Quatro e Meia, Tiago Nogueira é músico e médico no ativo. Com a banda assegura voz e guitarra. O primeiro álbum do conjunto, Pontos nos Is, foi lançado em 2018, e no ano passado lançaram O Tempo Vai Esperar. Tiago Nogueira tentou a sua sorte através da livre submissão de candidaturas e conseguiu um dos quatro lugares.

 

Valas

O rapper Valas, ou João Valido, começou a compor música no quarto, numa carreira que conta já com grande sucesso. O maior foi Estradas no Céu, com a fadista Raquel Tavares, de 2018. Esse é um single do álbum Check In e levou-o à vitória num prémio Play, além do destaque nas principais rádios nacionais e nas plataformas digitais.

Ao longo do seu percurso, Valas já deu mais de 100 concertos, passando pelo palco de festivais conceituados e Portugal como o MEO Sudoeste ou o Festival F.

Partilhar o artigo: