Já foi divulgada a distribuição dos países pelos seis potes do sorteio das semifinais do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano. A cerimónia do sorteio e da passagem das insígnias de Lisboa para Tel Aviv é esta segunda-feira, 28 de janeiro, no Tel Aviv Museum of Art a partir das 16h00 (hora de Portugal Continental).
Com 42 países em competição, há 36 que estão no sorteio: os ‘Big 5’ (Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido) além do organizador Israel têm lugar direto na final, como é habitual. Portugal alinha no pote 4, sendo também de salientar que a Suíça está integrada no pote 5 mas vai participar sempre na segunda semifinal, a pedido da emissora SRF.
Existem duas fases distintas do sorteio: primeiro, a distribuição pelas semifinais e, depois, que atuações serão na primeira e na segunda parte de cada espetáculo.
Estes são os potes, que visam reduzir o impacto do ‘voto-vizinho’ no sorteio:
Pote 1
Albânia
Croácia
Eslovénia
Macedónia do Norte
Montenegro
Sérvia
Pote 2
Dinamarca
Estónia
Finlândia
Islândia
Noruega
Suécia
Pote 3
Arménia
Azerbaijão
Bielorrússia
Geórgia
Ríssia
Ucrânia
Pote 4
Austrália
Lituânia
Letónia
Polónia
Portugal
República da Irlanda
Pote 5
Áustria
Bélgica
Holanda
Hungria
República Checa
Suíça
Pote 6
Chipre
Grécia
Malta
Moldávia
Roménia
São Marino
Deixe um comentário