Conselho de Programação da TVP contra a realização do JESC; TVP já reagiu
Fonte da imagem: Twitter @EurovisionJr

Conselho de Programação da TVP contra a realização do JESC; TVP já reagiu

24/09/2020 0 Por Bernardo Matias

O Conselho de Programação da TVP, emissora polaca anfitriã do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2020, manifestou-se contra a realização do certame. A TVP já respondeu.

O vice-presidente do Conselho de Programação disse ao site gazeta.pl: “Queremos discutir isto com a direção da televisão, parece-nos que esta fórmula trata as crianças objetivamente e tem pouco a ver com a missão de abordar a cultura. Pode questionar-se se de alguma forma é inconsistente com a Lei de Radiodifusão. Parece-nos uma direção perigosa”.

Apesar de este organismo não querer a realização do JESC com a TVP como anfitriã, tem apenas caráter consultivo sem poderes decisórios. Entretanto, a própria TVP reagiu num extenso comunicado.

Defende que o JESC 2020 “decorre conforme aos princípios expressados no Código de Ética da Eurovisão Júnior disponível” no site oficial do evento, estabelecendo como “princípio orientador da sua organização” a promoção de “desenvolvimento criativo e do bem-estar das crianças”, além de dar a chance aos mais jovens de começarem uma carreira musical.

Prossegue a nota salientando que “de acordo com as regras expressadas” no código de ética “é criado e mantido um ambiente seguro e moralmente apropriado aos participantes menores, e são dados todos os passos para impedir a falta de conforto das crianças devido ao nível das suas capacidades”.

Garante a TVP que cumpriu todas as recomendações elencadas no código de ética ao organizar o JESC 2019, além de ter aplicado as disposições da Lei de Radiodifusão garantindo assim uma emissão adequada para todas as idades entre espectadores e participantes no certame. A nota termina esclarecendo que será divulgada mais informação acerca da posição do Conselho de Programação depois da reunião desse organismo com a direção da TVP.

Partilhar o artigo: