Uma delegação participante no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano foi burlada em mais de 17 mil euros por uma falsa cadeia de hotéis em Tel Aviv. Só algumas semanas depois de a fraude se consumar é que a delegação em causa ficou a saber de que se tratava de um esquema.
A emissora israelita KAN revela que foi pedido à delegação burlada o pagamento pelos quartos, e na confirmação de pagamento o endereço de email tinha duas letras do nome da pretensa cadeira de hotéis trocadas. Num outro email falso posterior, o hotel confirmou o pagamento para uma conta bancária de Israel e voltou a pedir um pagamento para fazer a uma pessoa específica com conta bancária fora de Israel. E a delegação em causa procedeu à transferência bancária.
Na sequência de vários pedidos estranhos feitos pela falsa cadeia de hotéis, a delegação contactou a KAN para obter ajuda, com a emissora israelita a acabar por descobrir que se tratava de uma fraude. Tal como a polícia israelita, a KAN abriu uma investigação. Para já, acredita-se que só uma delegação caiu na burla e a emissora em causa já recebeu de volta o dinheiro que perdeu. Toda a fraude terá começado no país dos próprios lesados.
Deixe um comentário