Destaque secundário Seleções nacionais Festival Eurovisão da Canção Festival da Canção FdC 2023 ESC 2023

Descubra os cinco autores do Festival da Canção 2023 escolhidos pela livre submissão de canções

Descubra os cinco autores do Festival da Canção 2023 escolhidos pela livre submissão de canções Imagens:
Divulgação INÊS APENAS
RTP/Flickr (Edmundo Inácio)
Redes sociais (Mimicat, MoYah, Voodoo Marmalade)
Partilhar o artigo:

Depois de abordados os 15 autores convidados pela RTP para comporem as canções do Festival da Canção 2023, apresentamos agora também um resumo artístico dos cinco autores escolhidos através da livre submissão de propostas. O certame, recorde-se, elege o representante de Portugal no Festival Eurovisão da Canção (ESC).

  • Edmundo Inácio
    • Foi no ano passado, com a sua segunda participação no The Voice Portugal, que Edmundo Inácio viu a sua carreira ganhar uma nova projeção com o quarto lugar final. O jovem de 22 anos é natural de Portimão. Já participou noutros programas de televisão, assim como em festas e festivais, além de saber tocar diversos instrumentos.

  • INÊS APENAS
    • INÊS APENAS é Inês Oliveira, que é compositora, mas também cantora e pianista. O seu EP de estreia, Um Dia Destes, foi lançado no verão passado e conta com participação de vários produtores. O videoclip do single Tu Fazes Tão foi realizado por Cláudia Pascoal e Ricardo Leite.

  • Mimicat
    • Nascida em Coimbra, Mimicat é nome artístico de Marisa Isabel Lopes Mena. É uma cantora e compositora pop e soul. Foi autora e vocalista nos The Casino Royal, antres de se estrear a solo em 2014 com o álbum For you.

  • MoYah
    • Originário de Moçambique durante uma longa guerra no país, veio muito jovem para Lisboa como refugiado político. MoYah é também curador de arte, tendo atuado em diversos palcos de vários países entre Europa, Estados Unidos da América e também África e América do Sul. Junta o rap com AfroFusion, Trap e sons alternativos up-tempo. Usa a sua própria experiência da guerra e deslocação para encorajar uma coesão comunitária mais forte, ativismo artístico e empatia entre diferentes comunidades.

  • Voodoo Marmalade
    • Nas redes sociais, os Voodoo Marmalade, descrevem-se como “um mash-up titânico de diferentes estilos de música”, desde clássicos dos anos 1950/1960 até sons pop contemporâneos. Os seus integrantes são Tiago Albuquerque, André Galvão, Gonçalo Santos, João O’Neill, Luís Veríssimo, João Bráz, Miguel Roquete e Duarte Forjaz.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.