A cerimónia de Turquoise Carpet não acabou nada bem para a representante da Macedónia do Norte, Andrea. Quando estava na zona de fotografias, a cantora atirou a pequena bandeira do país para o chão de modo a fazer a pose, o que deixa a MRT a ponderar mesmo a desistência – para além de garantir sanções para o ato.
A emissora estatal do país lançou um comunicado a condenar o comportamento: “A MRT condena fortemente a atitude da nossa representante na Eurovisão 2022, Andrea Koevska, que lançou a bandeira estatal ao chão durante as fotografias em Turim. O serviço público não apoia de nenhuma forma um comportamento tão escandaloso pela nossa representante na Eurovisão, que com esse justo mostrou desrespeito pelo símbolo nacional, o que é punível por lei”.
Num tom mais duro, a nota da emissora admitiu então a possibilidade de desistência: “A MRT espera que Andrea peça desculpa aos cidadãos por tal comportamento. O serviço público está a considerar a possibilidade de desistir da Eurovisão, embora seja tido em conta que não seja causado um dano significativo à MRT. Todas as possibilidades legais para a mais estrita punição do escândalo serão tomados contra os responsáveis na delegação macedónia”.
Entretanto, num vídeo veiculado depois pela MRT, Andrea fez o pedido de desculpas, esclarecendo que não queria insultar a Macedónia do Norte – desfazendo-se da bandeira a pedido dos fotógrafos para uma fotografia sem a envergar.
A video of her action at today’s opening ceremony, which has been described as “defiling a national symbol”, punishable by North Macedonian law. pic.twitter.com/d4Yqja6f3h
— ESC Discord (@ESCdiscord) May 8, 2022
Deixe um comentário