Este sábado, 22 de fevereiro, arranca a edição de 2020 do Festival da Canção, mas há muitos mais motivos de interesse: a Eslovénia e a Ucrânia definem os seus representantes no Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, enquanto a Suécia – à semelhança de Portugal – apura mais finalistas para o seu certame de seleção.
Finais nacionais
Ucrânia: Vidbir/Final – 17h00, UA:PBC
Chega ao fim a edição de 2020 do Vidbir, com a grande final a disputar este sábado. São seis os artistas a concurso no espetáculo com início marcado para as 17h00 (hora de Portugal Continental). Além dos concorrentes, há também atuações especiais de Tina Karol, Verka Serduchka e Jamala (representantes ucranianos em 2006, 2007 e 2016, respetivamente). Jamala em concreto irá apresentar o seu novo tema, Zhali. A votação na final do Vidbir está a cargo do júri em estúdio e do televoto público, cada um com um peso de 50 por cento. O evento será transmitido em direto no YouTube.
Estes são os artistas a concurso (por ordem de atuação; clique nos títulos das canções para ouvir):
- Krutь: 99
- Jerry Heil: Vegan
- Go-A: Solovey
- Dávid Axelrod: Horizon
- Khayat: Call For Love
- Tvorchi: Bonfire
Eslovénia: EMA/Final – 19h00, RTVSLO
Dia de decisões na Eslovénia. Esta noite é a final do EMA, certame que vai apurar o representante do país no ESC. Vão subir ao palco 12 participantes, incluindo Tinkara Kovač que participou no ESC em 2014 e Lina Kuduzović, que em 2015 concorreu ao Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC). Numa primeira fase, um painel de jurados vai apurar sozinho dois concorrentes para o duelo decisivo, no qual apenas o público por televoto elegerá o vencedor. A final do EMA é a partir das 19h00 e será transmitida no site oficial da emissora RTVSLO, aqui.
Este é o alinhamento da final (é possível conhecer os excertos dos temas a concurso nesta ligação):
- Simon Vadnjal: Nisi Sam
- Saška: Še Kar Lovim Tvoj Nasmeh
- Gaja Prestor: Verjamem Vase
- Ana Soklič: Voda
- Inmate: The Salt
- Manca Berlec: Večnost
- Tinkara Kovač: Forever
- Božidar Wolfand Wolf: Maybe Someday
- Parvani Violet: Cupid
- Klara Jazbec: Stop The World
- Imset: Femme Fatale
- Lina Kuduzović: Man Like U
Semifinais/Eliminatórias
Suécia: Melodifestivalen/Quarta semifinal – 19h00, SVT1
Sete concorrentes lutam por mais duas vagas diretas na final do Melodifestivalen, que define o representante da Suécia no ESC. Esta gala é na Malmö Arena. A votação do público é a única a valer. Numa primeira ronda são eliminados os dois menos votados, com as votações a reabrirem para determinar os dois apurados diretamente para a final, os dois que rumam à Andra Chansen e o quinto classificado que também é eliminado. A quarta semifinal do ‘Melfest’ tem início agendado para as 19h00 e pode ser acompanhada no site oficial da emissora SVT, nesta ligação (requer VPN).
Eis a ordem de atuação:
- Frida Öhrn: We Are One
- William Stridh: Molnljus
- Nanne Grönvall: Carpool Karaoke
- Victor Crone: Troubled Waters
- Ellen Beneditkson & Simon Peyron: Surface
- Jakob Karlberg: Om du tror att jag saknar dig
- Hanna Ferm: Brave
Portugal: Festival da Canção/Primeira semifinal – 21h45, RTP1
O estúdio 1 da RTP, em Lisboa, recebe esta noite a primeira de duas semifinais do Festival da Canção, que assim tem início. Oito dos participantes apresentam as suas propostas ao vivo, sendo votados por um júri de sete elementos e pelo televoto do público numa proporção de 50 por cento/50 por cento. Os quatro mais votados conhecem-se esta noite e seguem para a final, mas os resultados exatos vão ser revelados posteriormente. A primeira semifinal do FC 2020 pode ser acompanhada na RTP1, RTP África, RTP Internacional ou RTP Play, nesta ligação.
Conheça a ordem de atuação na primeira semifinal do Festival da Canção (clique no título para ouvir as canções):
- MEERA: Corpo de Gin
- Filipe Sambado: Gerebera Amarela do Sul
- Ian Mucznick: O Dia de Amanhã
- Bárbara Tinoco: Passe-Partout
- Blasted Mechanism: Rebellion
- Elisa: Medo De Sentir
- JJaZZ: Agora
- Throes + The Shine: Movimento
Deixe um comentário