
Durante a segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025, os comentadores da espanhola RTVE falaram do conflito israelo-palestiniano. E houve ameaça de multa por parte da União Europeia de Radiodifusão (EBU).
Os comentadores da emissão espanhola, Julia Varela e Tony Aguilar, abordaram os pedidos para ponderar a participação de Israel e os milhares de vítimas do conflito em Gaza durante a exibição do postcard do país – antes de Yuval Raphael atuar.
Segundo o jornal El Pais, a EBU lançou um aviso sério à RTVE numa carta assinada pelo supervisor executivo Martin Österdahl: “Todos os comentadores têm de cumprir as regras do Festival e o manual dos comentadores”.
E ficou a ameaça de penalizar reincidências: “É essencial que os vossos comentadores cumpram estas regras sem exceção, para preservar a natureza apolítica da Eurovisão e cumprir a ética e os padrões estabelecidos nas regras. Esperamos total cooperação da RTVE para prevenir uma repetição disto. Qualquer infração subsequente pode levar a multas punitivas sob as regras”.
Segundo a RTVE, a mensagem dos comentadores durante a semifinal foi coordenada com a emissora, para além de garantir que planeia assinalar o conflito desde o início da emissão da grande final.
Deixe um comentário