ESC 2024 Destaque secundário Festival Eurovisão da Canção

EBU confirma elegibilidade da canção de Espanha para a Eurovisão 2024

EBU confirma elegibilidade da canção de Espanha para a Eurovisão 2024 Imagem: © RTVE
Partilhar o artigo:

«Luz verde» para a canção de Espanha no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024. No passado sábado, Nebulossa ganharam o Benidorm Fest 2024 com a canção Zorra, cujo léxico causou algumas dúvidas quanto à sua elegibilidade.

O título, Zorra, constitui uma palavra de calão, e no passado algumas vezes foi necessário modificar letras no ESC por esse mesmo motivo. Um dos exemplos é Zitti e Buoni, com que os Måneskin ganharam em 2021, tendo um palavrão em Italiano que teve de desaparecer («Cazzo»).

No caso de Zorra, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) garantiu ao El País que é elegível, numa nota citada pelo jornal em que se pode ler: “A EBU considera que há muitas interpretações do título da canção apresentada pela RTVE para representar Espanha no Festival Eurovisão deste ano. Tendo em conta o seu uso previsto no contexto da letra e a mensagem da canção, segundo nos explicou a RTVE, concluímos que a canção é elegível para participar no concurso deste ano. A encenação da canção em maio, como acontece com todas as atuações participantes, será acordada com os produtores numa altura posterior”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.