ESC 2019 Festival Eurovisão da Canção

EBU lançou apelo ao Governo israelita quanto ao financiamento da KAN para o ESC

EBU lançou apelo ao Governo israelita quanto ao financiamento da KAN para o ESC ESC 2018.
Créditos da imagem: Andres Putting
Partilhar o artigo:

Uma das grandes preocupações com a organização do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano prende-se com o financiamento por parte do governo israelita à KAN, por forma a que as preparações do certame não tenham quaisquer perturbações. Agora, a União Europeia de Radiodifusão (EBU) endereçou nova carta ao Ministério das Finanças do país anfitrião, depois de já ter escrito na sequência da recusa de financiar os custos com a segurança.

Quando faltam cerca de dois meses para o evento, o diretor-geral da EBU, Noel Curran, lançou um apelo ao Ministério das Finanças de Israel para dar os fundos necessários à emissora responsável. Na carta, citada pelo haaretz.co.il, pode ler-se:

– Escrevo com urgência como diretor-geral da EBU […] quanto ao financiamento da Eurovisão 2019. Infelizmente reparámos que, contrariamente às anteriores afirmações feitas durante as nossas reuniões em Israel, os 70 milhões de shekels [cerca de 17 milhões de euros, à taxa de câmbio atual] que tinham de transferir para a KAN de modo a financiar a Eurovisão só foram transferidos para a corporação na forma de um empréstimo a 15 anos. As mudanças de emergência no financiamento da competição são de preocupação especial porque podem causar danos significativos à capacidade da KAN funcionar como autoridade de serviço público de radiodifusão”.

Na missiva, que segundo o haaretz.co.il ainda não teve resposta, Noel Curran salientou ainda: “A decisão do governo de não financiar compromete a capacidade da KAN de cumprir as suas obrigações legais, em particular na criação de vários programas em várias plataformas concebidos para beneficiar o público israelita, como estipulado na Lei da Radiodifusão Pública. Têm de se decidir sobre o financiamento do concurso e também executar o compromisso de financiar a segurança da Eurovisão, bem como o normal funcionamento da KAN, para que todos possamos continuar a trabalhar de forma suave num evento que irá expor Israel pelo mundo”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.