Ao contrário da Austrália, a Nova Zelândia continua sem fazer parte dos planos para o Festival Eurovisão da Canção (ESC). No passado, essa já foi uma possibilidade falada em jeito de rumores nunca confirmados.
De acordo com a TVNZ, Rhys Mathewson, do programa Seven Sharp, questionou por que motivo é que a Nova Zelândia não tem um convite como o da Austrália. A União Europeia de Radiodifusão (EBU) esclareceu através de porta-voz:
– Neste momento não há planos para convidar a Nova Zelândia a participar no Festival Eurovisão da Canção. A Austrália recebeu permissão especial para participar depois de transmitir o Festival anualmente durante mais de 30 anos”.
Desde 2016 que o ESC não é transmitido na Nova Zelândia. Refira-se que a TVNZ é a única estação televisiva afiliada da EBU na Nova Zelândia, cuja Radio New Zealand também tem o mesmo estatuto. Os associados podem estar fora da Área Europeia de Radiodifusão desde que façam parte da União Internacional de Telecomunicações.
No entanto, só os membros de pleno direito (exceto no caso australiano por exceção) podem participar em eventos eurovisivos, e para o serem têm de estar na Área Europeia de Radiodifusão ou serem membros do Conselho Europeu.
Deixe um comentário