EBU suspende estatuto de membro da emissora da Bielorrússia, BTRC
Créditos da imagem: jorono/Pixabay

EBU suspende estatuto de membro da emissora da Bielorrússia, BTRC

28/05/2021 0 Por Bernardo Matias

União Europeia de Radiodifusão (EBU) suspende a BTRC, único membro da Bielorrússia. Em causa está a situação naquele país, com o regime de Alexander Lukashenko a colocar em causa sistematicamente liberdades como a de expressão ou de imprensa.

Significa isto que a Bielorrússia pode correr o risco de não estar elegível a participar nos certames Eurovisão, como o Festival Eurovisão da Canção (ESC) ou o Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC).

Num comunicado, a EBU salienta que tem vindo a apelar à proteção do jornalismo independente e da liberdade de expressão na Bielorrússia desde as polémicas eleições no verão de 2020, expressando o seu apoio aos jornalistas da BTRC contra as interferências governamentais na emissora.

Para além disso, a entidade tem monitorizado a BTRC, dando-lhe conta das suas preocupações. A situação foi “particularmente alarmante” nas últimas semanas devido à “transmissão de entrevistas aparentemente obtidas sob coação”.

Há também outras preocupações sérias com a emissão da BTRC, numa situação que não deixou alternativa à direção executiva da EBU a não ser suspender a BTRC como membro. Agora, a emissora tem duas semanas para responder antes de a penalização entrar em vigor.

Partilhar o artigo: