
A União Europeia de Radiodifusão (EBU/UER) continua a trabalhar todos os anos para que a Turquia regresse ao Festival Eurovisão da Canção (ESC). A última vez que o país competiu foi em 2012: saiu em desacordo com algumas regras, como as relativas aos ‘Big 5’, desde então nunca mais voltou e isso parece longe de acontecer embora o diálogo se mantenha.
O presidente do Grupo de Referência da Eurovisão, Frank-Dieter Freiling, revelou ao Dr. Eurovision numa entrevista que as deslocações à Turquia para sondar um possível regresso ao ESC têm acontecido, mas sem grandes avanços a serem feitos:
– Julgo que estive três ou quatro vezes em Ancara e respondi a toda e qualquer questão colocada pelas autoridades locais e pelo canal de televisão acerca das regras e regulamentos do Festival Eurovisão da Canção. Mas o facto continua a ser que a Turquia ou, melhor, o diretor da [emissora] TRT, declarou no verão passado que o ESC não está necessariamente conforme à compreensão da cultura e valores na Turquia”.
A EBU não pretende comprometer a identidade e valores do certame, que pauta pela diversidade e pluralismo. Não obstante, Freiling salientou: “Não nos cabe a nós declarar que alguém não pode fazer parte do espetáculo. A Turquia seria mais do que bem-vinda e estou a tentar trazê-los de volta todos os anos”.
Deixe um comentário