Notícias Outras

EBU vota novas condições de adesão esta semana; votação sobre a emissora do Kosovo deverá ser adiada

EBU vota novas condições de adesão esta semana; votação sobre a emissora do Kosovo deverá ser adiada
Partilhar o artigo:

Afinal, pode ainda não ser esta semana que a Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão (EBU) vota a possibilidade de a emissora do Kosovo, a RTK, ter estatuto de membro pleno da organização. O organismo reúne-se esta semana em Oslo, Noruega.

Segundo o site escxtra, fonte da EBU esclarece o que acontecerá no encontro será um voto acerca de novas condições para se ser membro: “Irá ter lugar uma votação na nossa Assembleia Geral mais tarde esta semana sobre novas condições de ser membro da EBU”.

Caso os critérios mudem mesmo, a RTK terá de se candidatar novamente por forma a responder às novas regras. Nesse caso, só em dezembro é que deverá existir uma decisão da Assembleia Geral da EBU acerca do pedido de adesão da emissora kosovar. Sem mudanças, é pouco claro se a votação relativa à RTK acontece neste encontro.

O já referido site adianta que as alterações na calha podem ser ao nível de localização geográfica, com eventuais critérios que prevejam que a necessidade de apenas parte de um país estar geograficamente na Europa para ter um estatuto de membro pleno. Assim, a Khabar Agency do Cazaquistão poderia aceder ao estatuto, por exemplo.

Por outro lado, pode ser implementado um requisito na admissão de novas emissoras membro da EBU, que passe pela aprovação unânime de todos os membros – isto poderia ser desfavorável a Estados parcialmente reconhecidos, como é o caso do Kosovo.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.