Notícias Outras

Emissora búlgara BNT com graves problemas financeiros

Emissora búlgara BNT com graves problemas financeiros Imagem: BNT
Partilhar o artigo:

Depois da ausência da Bulgária do Festival Eurovisão da Canção (ESC) deste ano, fica a saber-se que a emissora BNT atravessa uma situação muito delicada ao nível financeiro, com dívidas avultadas. No ano passado, as contas fecharam com uma dívida superior a 18 milhões de lev búlgaros/BGN (mais de nove milhões de euros à taxa de câmbio atual), mais do dobro face a 2017. Mas o défice orçamental da emissora é superior a 35 milhões de BGN.

Segundo o site capital.bg, espera-se conhecer a dívida exata da BNT na próxima semana, estando em curso uma auditoria interna para chegar ao panorama completo do quadro financeiro da emissora. Os seus responsáveis, incluindo o diretor-geral interino Emil Koshlukov, não fazem comentários acerca do assunto. Este fazia parte da direção anterior liderada por Konstantin Kamenarov, que acabou por levar a BNT à situação atual.

Neste momento, a emissora nacional de televisão búlgara está à beira de eleições para um novo Conselho de Administração, com as candidaturas admitidas a serem anunciadas no dia 25 de junho. Este, quando eleito, terá a difícil tarefa de endireitar as finanças, o que poderá muito bem implicar despedimentos, cortes salariais, cancelamento de programas, entre outras medidas. Neste contexto, o regresso ao (ESC) parece algo muito difícil de acontecer a curto prazo.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.