Emissora cazaque diz que “países europeus” lançaram petições para o Cazaquistão participar no ESC
Créditos da imagem: Nicolas Raymond

Emissora cazaque diz que “países europeus” lançaram petições para o Cazaquistão participar no ESC

03/12/2020 0 Por Bernardo Matias

Cazaquistão granjeia sucesso no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC), com dois segundos lugares consecutivos em três participações. Será o próximo passo o Festival Eurovisão da Canção?

Apenas a Austrália participa no certame com uma emissora que é apenas membro associado da União Europeia de Radiodifusão (EBU), mas aparentemente os países europeus querem que o Cazaquistão se junte.

Pelo menos, levando em linha de conta as declarações do presidente da direção da emissora nacional Khabar Agency, Erlan Bekkhozhin, ao canal Khabar 24:

– [Karakat Bashanova, no JESC] fez todo o mundo falar sobre o Cazaquistão pela segunda vez. No ano passado, foi o Yerzham Maxim e desta vez foi a Karakat. E o resultado dessas duas bonitas atuações pareceu ser que países europeus lançaram petições a dizer que o Cazaquistão deveria começar a participar na Eurovisão adulta”.

O que o responsável mencionou em concreto ao dizer países – se fãs, emissoras nacionais ou outros – fica por perceber. No entanto, a EBU disse em agosto passado que não existiam planos para convidar o Cazaquistão para o ESC 2021 e tem vindo a rejeitar a possibilidade de o país se tornar membro pleno da entidade.

Partilhar o artigo: