Emissora da Roménia debate esta segunda-feira participação na Eurovisão
Créditos da imagem: EBU/Sarah Louise Bennett

Emissora da Roménia debate esta segunda-feira participação na Eurovisão

23/05/2022 0 Por Bernardo Matias

A polémica sobre a votação dos júris nacionais não caiu nada bem num dos países visados, a Roménia, que vai discutir a continuidade no Festival Eurovisão da Canção (ESC) em 2023.

A emissora TVR promove um debate com transmissão televisiva, intitulado «Referendum», no qual o público romeno (inclusive a viver no estrangeiro) é chamado a expressar a sua opinião sobre a participação no certame.

Em cima da mesa estarão questões como a forma de explicar o comportamento “no mínimo nada amistoso da EBU [União Europeia de Radiodifusão]” para alguns dos seus membros e até que ponto a música e a política são importantes no ESC.

Recorde-se que a EBU detetou padrões irregulares na votação de seis júris nacionais durante a segunda semifinal do ESC 2022, entre eles o da Roménia, que viram os seus resultados substituídos por outros gerados pela organização com base nos países com histórico de votação semelhante. A TVR ameaçou mesmo a EBU com o tribunal, admitindo desde a sua reação oficial ponderar a saída do certame.

Partilhar o artigo: