A Roménia foi um dos seis países cuja votação do júri nacional foi anulada, com a União Europeia de Radiodifusão (EBU) a falar da deteção de padrões irregulares. A emissora nacional daquele país já reagiu.
Num comunicado, a TVR escreveu: “No seguimento das controvérsias relativas ao cancelamento do voto do júri romeno pela EBU e a publicação de uma pontuação diferente no Festival, sem Edei Marcus, porta-voz designado pela TVR, ser permitido a comunicar, diretamente, os resultados do júri romeno. À EBU comunicamos a lista de membros do júri e a pontuação dada por eles”.
Segundo a emissora romena, foram pedidos esclarecimentos à EBU, admitindo partir para medidas mediante a resposta: “Reiteramos que a TVR requereu à organização do ESC para nos fornecerem, oficialmente, os motivos concretos pelos quais substituíram a pontuação do júri romeno com uma substituta calculada de forma não transparente. Dependendo da resposta que nos seja enviada, a TVR reserva-se no direito de tomar medidas para corrigir a situação criada”.
Estes foram os resultados anunciados pela TVR:
- Moldávia:12 pontos
- Grécia: 10 pontos
- Polónia: 8 pontos
- Países Baixos: 7 pontos
- Azerbaijão: 6 pontos
- Austrália: 5 pontos
- Itália: 4 pontos
- Espanha: 3 pontos
- Finlândia: 2 pontos
- Lituânia: 1 ponto
A pontuação anunciada em direto por Martin Österdahl, com base “nos resultados de outros países com registos de votação semelhantes”, foi esta:
- Suécia: 12 pontos
- Suécia: 10 pontos
- Reino Unido: 8 pontos
- Portugal: 7 pontos
- Austrália: 6 pontos
- Suíça: 5 pontos
- Itália: 4 pontos
- Países Baixos: 3 pontos
- Grécia: 2 pontos
- Espanha: 1 ponto
A TVR publicou ainda a votação detalhada de cada um dos cinco jurados:
Deixe um comentário