O Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2024 decorreu sob tensão e diversas polémicas, e algumas delegações queixaram-se do ambiente inseguro nos bastidores… incluindo os Países Baixos.
O país ficou afastado da grande final depois da desclassificação do seu representante, Joost Klein, devido a um comportamento violento. A emissora holandesa AVROTROS confirmou ao site NU.nl que havia um ambiente de insegurança, em particular na delegation bubble onde se concentram as delegações e os artistas, para além dos funcionários.
De facto, a AVROTROS reportou o problema à União Europeia de Radiodifusão (EBU) na sexta-feira: um dia depois do incidente que envolveu Joost Klein. No entanto, não especificou o que está na origem desse ambiente inseguro.
As críticas não vieram só dos Países Baixos. Os Gåte, representantes da Noruega, ponderaram até ao último instante desistir da final. Silvester Belt, da Lituânia, deu conta de uma “experiência traumática” até à final, enquanto Bambie Thug (Irlanda) teceu duras críticas à EBU. Já na tarde de sábado, horas antes da final, terá existido uma reunião de emergência da EBU com cinco delegações para discutir o ambiente.
Deixe um comentário