Emissora polaca TVP vai remeter “protesto” à EBU na sequência dos votos anulados na Eurovisão 2022
Créditos da imagem: EBU / Corinne Cumming

Emissora polaca TVP vai remeter “protesto” à EBU na sequência dos votos anulados na Eurovisão 2022

17/05/2022 0 Por Bernardo Matias

Polónia foi um dos países que viu os votos do seu júri nacional anulados no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, e a emissora TVP veio negar quaisquer irregularidades – que foram citadas pela União Europeia de Radiodifusão (EBU) em comunicado.

Em comunicado citado pelo site Eurowizja.org. a TVP reagiu assim ao caso: “A Telewizja Polska rejeita categoricamente todas as acusações feitas contra os jurados polacos que são infundadas e um absurdo. Eles votaram somente conforme às suas sensações e discreção, sem ter em conta qualquer algoritmo, nem o algoritmo da EBU. Avaliando a Ucrânia no mais alto, eles expressaram a sua independência e a falta de qualquer ligação entre as notas deles e os votos expressados por outros países para a Polónia”.

A TVP salientou ainda que irá endereçar um protesto à EBU: “Nos próximos dias, a Telewizja Polska irá esclarecer a situação com os responsáveis da União Europeia de Radiodifusão, que é a organizadora do Festival Eurovisão da Canção. Eles irão receber um protesto da TVP e uma exigência para melhorarem a transparência da votação e da atribuição dos pontos, de modo a evitar a confusão desnecessária deste ano no futuro”.

 

Partilhar o artigo: