ESC 2025 Destaque secundário Festival Eurovisão da Canção

Emissora pública da Eslovénia exige exclusão de Israel da Eurovisão 2025

Emissora pública da Eslovénia exige exclusão de Israel da Eurovisão 2025 Créditos da imagem: © Corinne Cumming / EBU
Partilhar o artigo:

A participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025 continua a ser polémica. Agora, a emissora da Eslovénia exige a exclusão daquele país.

Uma resolução do conselho da RTVSLO propôs uma resolução que foi aceite e dita que a direção deve iniciar no imediato um requerimento de não participação de Israel no ESC 2025, junto da União Europeia de Radiodifusão (EBU).

Segundo o Evrovizija.com, determina também que o conselho da RTVSLO e o público têm de ser informados acerca destes esforços. Para além disso, estipula orientações obrigatórias para que a direção finalize o plano de financiamento e o plano de programa e produção para 2025.

Foram ainda propostas outras duas resoluções, mas estas rejeitadas. Uma propunha uma medida tão extrema e com potenciais consequências sérias como um «blackout» à atuação de Israel caso o país não seja excluído.

O que está posto de parte é uma desistência da Eslovénia, que irá participar independentemente do que acontecer com Israel. No entanto, a RTVSLO está assim obrigada a lutar ativamente pela exclusão israelita.

A ofensiva de Israel em Gaza e no Médio Oriente, que já dura há mais de um ano, é amplamente condenada por ser vista como excessiva e de genocídio contra o povo palestiniano na resposta aos ataques do Hamas a 7 de outubro de 2023. Já este ano existiram múltiplos apelos para que o país fosse impedido de participar no ESC – desde artistas participantes e não participantes até fãs e outras entidades.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.