
A participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025 continua a ser polémica. Agora, a emissora da Eslovénia exige a exclusão daquele país.
Uma resolução do conselho da RTVSLO propôs uma resolução que foi aceite e dita que a direção deve iniciar no imediato um requerimento de não participação de Israel no ESC 2025, junto da União Europeia de Radiodifusão (EBU).
Segundo o Evrovizija.com, determina também que o conselho da RTVSLO e o público têm de ser informados acerca destes esforços. Para além disso, estipula orientações obrigatórias para que a direção finalize o plano de financiamento e o plano de programa e produção para 2025.
Foram ainda propostas outras duas resoluções, mas estas rejeitadas. Uma propunha uma medida tão extrema e com potenciais consequências sérias como um «blackout» à atuação de Israel caso o país não seja excluído.
O que está posto de parte é uma desistência da Eslovénia, que irá participar independentemente do que acontecer com Israel. No entanto, a RTVSLO está assim obrigada a lutar ativamente pela exclusão israelita.
A ofensiva de Israel em Gaza e no Médio Oriente, que já dura há mais de um ano, é amplamente condenada por ser vista como excessiva e de genocídio contra o povo palestiniano na resposta aos ataques do Hamas a 7 de outubro de 2023. Já este ano existiram múltiplos apelos para que o país fosse impedido de participar no ESC – desde artistas participantes e não participantes até fãs e outras entidades.
Deixe um comentário