Festival Eurovisão da Canção ESC 2022

Emissora sueca SVT e representantes da Letónia urgem EBU a afastar a Rússia da Eurovisão 2022

Emissora sueca SVT e representantes da Letónia urgem EBU a afastar a Rússia da Eurovisão 2022 Créditos da imagem: Homoatrox/Wikimedia Commons
Partilhar o artigo:

Depois de a União Europeia de Radiodifusão (EBU) fazer saber que não tenciona retirar a Rússia do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2022, há apelos vindos da Letónia e da Suécia para que tal aconteça.

Na Suécia, a diretora-executiva da emissora SVT, Hanna Stjärne, disse ao GP: “A EBU precisa de repensar. Simpatizo com a ideia básica da Eurovisão como evento apolítico. Mas a situação na Europa é extremamente grave, com a invasão da Rússia à Ucrânia. Cruza fronteiras. Apelámos à EBU para mudar e seguiremos os desenvolvimentos atentamente”.

O grupo Citi Zēni, que representará a Letónia, também reagiu, lançando um pedido nas redes sociais: “Adoramos todos os artistas. Adoramos todas as pessoas. Estamos unidos. A Eurovisão devia agir. Urgimos às outras delegações e artistas para fazerem o mesmo”.

Na mesma publicação, a banda revela um email endereçado à EBU em que escreveram: “A atual agressão e política externa levadas a cabo pelo governo da Federação Russa não são aceitáveis para nós. Estamos unidos com as pessoas da Ucrânia e opomo-nos fortemente ao sofrimento humano que ocorre atualmente. Os Citi Zēni, como […] representantes letões no 66.º Festival Eurovisão da Canção, pedem para reconsiderar a participação da delegação da Federação Russa no evento vindouro em maio

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.