Em 2021, os Måneskin ganharam o Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 por Itália, com uma curta vantagem face à representante de França, Barbara Pravi.
Imagens da green room desencadearam uma polémica sobre o alegado consumo de droga em direto por parte do vocalista dos Måneskin, Damiano David. Tudo acabou por se revelar uma tempestade num copo de água, com o exame toxicológico ao artista a confirmar a ausência de qualquer substância.
No entanto, o presidente francês, Emmanuel Macron, terá pedido para agir perante a situação, anulando a vitória de Itália no caso de os Måneskin serem desclassificados.
Foi o que revelou o jornalista e comentador eurovisivo gaulês Stéphane Bern à BBC, afirmando: “Foi uma confusão. Recebi tantas mensagens, incluindo do presidente francês, a pedir-me para fazer alguma coisa”.
Igualmente um dos membros do governo de França contactou Stéphane Bern, como o próprio revelou: “O Ministro dos Assuntos Europeus, que estava a ver o festival em Roterdão, também me enviou mensagens a perguntar o que poderíamos fazer. Mas que poderia eu fazer? Não era o apresentador, nem sou o presidente da Eurovisão”.
A presidente da União Europeia de Radiodifusão (EBU), a francesa Delphine Ernotte, acabou por expressar a sua posição e, segundo o jornalista, acabou por não avançar qualquer protesto: “Delphine Ernotte disse que se a França ganhasse teria de ser por mérito e não porque levámos o vencedor a ser desclassificado. Por isso, não protestámos”.
Deixe um comentário