
Acabam de ser apurados os últimos dez finalistas do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2025 – a partir da segunda semifinal, que decorreu esta quinta-feira no St. Jakobshalle em Basileia (Suíça).
FOTOS NO DESKTOP – Créditos: © Alma Bengtsson / EBU
O resumo do espetáculo
O início do espetáculo foi curto, com um vídeo sobre os bastidores do ESC: «Eurovision Unseen», antes das habituais introduções por parte das apresentadoras, Hazel Brugger e Sandra Studer. Ainda nem dez minutos tinham passado desde o início e começaram as canções.
- Austrália: Go-Jo, Milkshake Man
- Postcard: Berna
- Atuação: O início da atuação de Go-Jo remeteu para um anúncio publicitário televisivo dos anos 1980, com o efeito de um televisor da época na transmissão. E, durante parte da atuação, foi exibido um rodapé publicitário. Com o intérprete esteve uma dançarina. A certo ponto, Go-Jo entrou num adereço que faz lembrar uma misturadora. Mais tarde, juntou-se uma segunda dançarina. Iluminação vibrante e ambiente disco e descontraído.
- Montenegro: Nina Žižić, Dobrodošli
- Postcard: Zurique
- Atuação: A indumentária de Nina Žižić impressiona, com um sumptuoso vestido branco. A cantora esteve com uma venda na introdução. Os ecrãs LED de fundo foram aproveitados para exibir gráficos coloridos. Nina Žižić, envolta em fumo ao nível do piso do palco, só mais tarde se movimentou para a parte mais adiantada do palco onde terminou.
- Irlanda: EMMY, Laika Party
- Postcard: CERN, Meyrin
- Atuação: Com Emmy, estiveram em palco quatro dançarinas e um DJ, todos com indumentárias que remetem à exploração espacial. Iluminação alegre, em tons de roxo e azul claro, e no centro do palco esteve um adereço que simula uma nave espacial. Os gráficos com uma cadela (ou não fosse a canção «inspirada» por Laika), astronautas e de um planeta nos ecrãs LED de fundo não faltaram. Não podemos deixar de mencionar que o postcard da Irlanda e de Emmy ter sido no CERN foi uma escolha muito adequada.
- Letónia: Tautumeitas, Bur man laimi
- Postcard: Zurique
- Atuação: As Tautumeitas começaram envoltas no escuro atrás de uma cortina de fios, antes de o palco ganhar cores quentes revelando as caras das intérpretes. Mais tarde, após os refrões, voltaram atrás da cortina. Na parte final, com o fumo no piso do palco, a iluminação voltou a ganhar tons escuros e frios, enquanto as Tautumeitas fizeram uma coreografia que levou à sua pose final.
- Arménia: PARG, Survivor
- Postcard: Betlis
- Atuação: PARG começou sozinho em palco, com a estrutura de luzes descida para estar mesmo acima do cantor… que mais tarde entrou por alguns momentos numa passadeira rolante, com os movimentos de câmara e do cantor a darem a sensação de estar a correr. Nas partes mais ritmadas da canção, tons vermelhos e cor-de-laranja dominaram a iluminação e não faltou pirotecnia.
- Áustria: JJ, Wasted Love
- Postcard: Emmental
- Atuação: A atuação da Áustria é única nesta edição, sendo em tons de preto-e-branco do princípio ao fim. JJ, um contratenor, esteve sozinho em palco num adereço em formato de um pequeno barco à vela. A dinâmica é dada pelos movimentos de câmara, que dão a sensação da turbulência das águas do mar em conjunto com os grafismos.
O primeiro intervalo nas atuações aconteceu com Hazel Brugger a mostrar um pouco de Basileia, dando tempo para preparar a entrada das Remember Monday: representantes do Reino Unido, que estão automaticamente na final e apresentaram-se nesta semifinal ao vivo.
- Reino Unido: Remember Monday, What The Hell Just Happened?
- Postcard: Zermatt
- Atuação: O trio feminino começou na parte da frente do palco num bouduir. Deu-nos a sensação de estarmos num musical da Disney e a indumentária das cantoras ajudou. Depois, as Remember Monday movimentaram-se para o palco principal, onde encontraram um candeeiro de grandes dimensões. Atuação enérgica e divertida ao longo dos cerca de três minutos. No final, voltaram ao bouduir em que começaram, espreitando por uma janela em formato de coração onde estaria o espelho.
- Grécia: Klavdia, Asteromata
- Postcard: Peccia
- Atuação: Sozinha em palco, Klavdia surgiu vestida de preto numa estrutura alta ao lado da qual estava uma rocha. Tons escuros, com os ecrãs LED a serem usados para darem efeitos visuais. No refrão, surgiram gráficos de lava quando o ecrã LED de fundo abriu e cores quentes, assim como uma dançarina. Também foi mostrada uma árvore a arder, antes de dominarem tons de azul e surgirem aves. No refrão final, Klavdia esteve numa rocha rodeada de lava, com paisagem vulcânica de fundo. Mas o final foi dominado por tons de alva, incluindo no vestido da cantora.
- Lituânia: Katarsis, Tavo akys
- Postcard: Basileia
- Atuação: Os Katarsis começaram envoltos em fumo, que remeteu para nevoeiro, enquanto o ecrã LED de fundo exibia imagens de uma paisagem campestre. No refrão, três dos membros da banda foram para a parte da frente do palco, mas o vocalista voltou brevemente à parte principal do palco na parte final da atuação. Dominaram tons escuros e frios.
- Malta: Miriana Conte, Serving
- Postcard: Le Noirmont
- Atuação: Malta trouxe uma das propostas de encenação mais extravagantes da semifinal. Miriana Conte começou sozinha numa grande bola de discoteca e, nas imagens nos ecrãs LED de fundo, estava o seu nome. Depois, juntaram-se quatro dançarinos, começando a atuação a ganhar dinâmica e movimento. A certo ponto, foi exibido nos gráficos um coliseu colorido, sendo o ecrã de fundo também usado para exibir uma diversidade de imagens incluindo a mimetização das pernas dançantes e leopardos.
- Geórgia: Mariam Shengelia, Freedom
- Postcard: Genebra
- Atuação: A Geórgia trouxe uma encenação com quatro dançarinos e Mariam Shengelia a começar num adereço elevado que faz lembrar uma pequena rocha. A cantora saiu, depois, dessa plataforma e despiu a sua primeira indumentária revelando uma outra em tons de bege e vermelho. Nos grafismos, imagens diversas, como montanhas e uma floresta. Na parte mais intensa, dominaram cores quentes com vermelhos, amarelos e cor-de-laranja.
Nova pausa nas atuações a concurso, para Sandra Studer fazer uma passagem pelas cabines de comentários e para a atuação de outro dos países automaticamente apurados para a final: França.
- França: Louane, maman
- Postcard: Ascona
- Atuação: Com o foco em Louane, a areia de uma ampulheta foi um elemento central na atuação de França. Uma balada potente em que a cantora exibiu toda a potencialidade da sua voz com uma atuação simples e sem grandes extravagâncias focada em Louane e na mensagem da canção.
- Dinamarca: Sissal, Hallucination
- Postcard: Gruyères
- Atuação: Os tons de azul escuro e preto dominaram a atuação, com Sissi a começar com um sumptuoso vestido que depois tirou. Acompanhada de quatro dançarinos, a cantora esteve grande parte da atuação numa plataforma, da qual saiu no último meio minuto, em que é o auge do ritmo da canção e da atuação, com um colorido a tomar conta da arena.
- Chéquia: ADONX, Kiss Kiss Goodbye
- Postcard: Riburg
- Atuação: Adonx surgiu sozinho em palco, vestido em branco com complementos pretos. Foram também esses tons a dominar a iluminação ao longo da atuação. Quando o ritmo subiu, houve um maior dinamismo e juntaram-se quatro dançarinos vestidos de branco. Na parte de dancebreak, o preto e branco foram substituídos por cores quentes e vibrantes.
- Luxemburgo: Laura Thorn, La poupée monte le son
- Postcard: Rugisbalm
- Atuação: Interessante escolha de efeitos gráficos no início da atuação, em que Laura Thorn era como que uma boneca numa casa de bonecas… com um televisor antigo a transmitir a atuação de France Gall com Poupée de cire, poupée de son – a inspiração para esta canção luxemburguesa. Sempre com a casa de bonecas como pano de fundo, a cantora foi acompanhada de cinco dançarinos. Na parte final, despiu o primeiro vestido, para revelar uma indumentária prateada. O cor-de-rosa marcou o visual da atuação.
- Israel: Yuval Raphael, New Dau Will Rise
- Postcard: Morcote
- Atuação: Israel tem uma das baladas fortes e emotivas desta edição. Yuval Raphael surgiu em palco vestida de negro, junto de uma torre com escadaria, que a certo ponto a cantora subiu. No ecrã LED de fundo, podia ver-se um oceano agitado. No último refrão, surgiu uma cortina de fogo-de-artifício. No final, o branco dominou o palco todo, contrastando com o vestido preto de Yuval Raphael.
Após a atuação de Israel, as apresentadoras fizeram uma explicação acerca dos Big 5 do ESC. Foi o mote para entrarem em palco os últimos dos finalistas automáticos a atuarem nesta semifinal: os representantes alemães, Abor & Tynna.
- Alemanha: Abor & Tynna, Baller
- Postcard: Basileia
- Atuação: Últimos finalistas diretos a passarem pelo palco, Abor & Tynna começaram em diferentes partes: Abor à frente a tocar um violoncelo, Tynna atrás numa plataforma elevada que imita colunas de som. Uma atuação dinâmica, com interação dos artistas com as câmaras e três dançarinos. Um ambiente de discoteca no palco do ESC.
- Sérvia: Princ, Mila
- Postcard: Vaz/Obervaz
- Atuação: Com Princ, estiveram em palco quatro dançarinos, que começaram por rodeá-lo envoltos todos na névoa com a iluminação em tons de azul. Os ecrãs LED foram muito usados para a exibição de gráficos dando um pano de fundo. Na parte mais intensa da canção, a encenação ganhou cores vermelhas e pirotecnia, assim como muito movimento de Princ e dos seus dançarinos que vieram para a parte da frente do palco.
- Finlândia: Erika Vikman, Ich komme
- Postcard: Appenzell
- Atuação: A Finlândia apresentou a todos os níveis a atuação mais ousada desta edição. Erika Vikman com o seu microfone, numa indumentária algo provocativa em preto, esteve sempre sozinha, mas em constante movimento, tal como a iluminação do palco numa panóplia de tons. No pico da canção, Erika Vikman subiu ao braço de microfone gigante, com o título da canção a surgir no ecrã LED de fundo e fogo-de-artifício na extremidade da estrutura.
Terminadas as atuações a concurso da noite, foram abertas as votações e foi transmitida uma primeira recapitulação das canções. Foi, depois, abordado o cancelamento do ESC 2020 devido à pandemia antes do primeiro interval act.
Este juntou quatro das canções que teriam participado nessa edição e respetivos intérpretes: Destiny, All of My Love (Malta); Efendi, Cleopatra (Azerbaijão); Gjon’s Tears, Répondez-moi (Suíça); e The Roop, On Fire (Lituânia).
Após uma segunda recapitulação das canções a concurso, fechou o período de votações. Foi, depois, exibido um vídeo com super-fãs da Eurovisão entrevistados pelas apresentadoras, antes de um número de dança interpretativa, «On Time».
Seguiu-se uma ida à green room para falar com os artistas e uma recordação do que se passou na primeira semifinal, antes do anúncio dos finalistas: Lituânia, Israel, Arménia, Dinamarca, Áustria, Luxemburgo, Finlândia, Letónia, Malta e Grécia.
O espetáculo terminou com a recapitulação das dez canções apuradas e com os créditos finais em que Sandra Studer interpretou: Insieme: 1992. Esta foi a canção com que Toto Cutugno representou a Itália em 1990.
Resultados
(Clique nos títulos das canções para ver as atuações)
- Apurados
- Arménia: PARG / Survivor
- Áustria: JJ / Wasted Love
- Dinamarca: Sissal / Hallucination
- Finlândia: Erika Vikman / Ich komme
- Grécia: Klavdia / Asteromata
- Israel: Yuval Raphael / New Dau Will Rise
- Letónia: Tautumeitas / Bur man laimi
- Lituânia: Katarsis / Tavo akys
- Luxemburgo: Laura Thorn / La poupée monte le son
- Malta: Miriana Conte / Serving
- Eliminados
- Austrália: Go-Jo / Milkshake Man
- Chéquia: ADONX / Kiss Kiss Goodbye
- Geórgia: Mariam Shengelia / Freedom
- Irlanda: EMMY / Laika Party
- Montenegro: Nina Žižić / Dobrodošli
- Sérvia: Princ / Mila
Finalistas
(Clique nos títulos das canções para ver as atuações nas semifinais)
- Albânia: Shkodra Elektronike / Zjerm
- Arménia: PARG / Survivor
- Áustria: JJ / Wasted Love
- Dinamarca: Sissal / Hallucination
- Espanha: Melody, Esa diva
- Estónia: Tommy Cash / Espresso Macchiato
- Finlândia: Erika Vikman / Ich komme
- Grécia: Klavdia / Asteromata
- Itália: Lucio Corsi, Volevo essere un duro
- Islândia: Væb / RÓA
- Israel: Yuval Raphael / New Dau Will Rise
- Letónia: Tautumeitas / Bur man laimi
- Lituânia: Katarsis / Tavo akys
- Luxemburgo: Laura Thorn / La poupée monte le son
- Malta: Miriana Conte / Serving
- Noruega: Kyle Alessandro / Lighter
- Países Baixos: Claude / C’est la vie
- Polónia: Justyna Steczkowska / Gaja
- Portugal: NAPA / Deslocado
- São Marino: Gabry Ponte / Tutta l’Italia
- Suécia: KAJ / Bara bada bastu
- Suíça: Zoë Më, Voyage
- Ucrânia: Ziferblat / Bird of Pray
- Alemanha: Abor & Tynna / Baller
- França: Louane / Maman
- Reino Unido: Remember Monday / What the Hell Just Happened?
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