Entrevistas e Exclusivos JESC JESC 2022

Entrevista a Zlata Dziunka: “A canção é uma oração a Deus sobre a dor causada ao meu país pela guerra”

Entrevista a Zlata Dziunka: “A canção é uma oração a Deus sobre a dor causada ao meu país pela guerra” Créditos da imagem: EBU / Corinne Cumming
Partilhar o artigo:

Ucrânia está a concurso no Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC) 2022, sendo representada por Zlata Dziunka.

A artista de 14 anos interpreta a canção Nezlamna (Unbreakable), que contém uma mensagem importante num ano marcado pela guerra no seu país devido à invasão pela Rússia.

O site e-FestivalPT falou em exclusivo com Zlata Dziunka, numa entrevista em que pode conhecer melhor a cantora, a sua canção, tal como as expectativas para o JESC 2022. Leia tudo de seguida.

 

Entrevista a Zlata Dziunka

e-FestivalPT (e-FPT): Para começar a entrevista, peço para te apresentares: quais são os teus hobbies, como te interessaste pela música, quais são os teus géneros favoritos para ouvir e cantar, quais são as tuas inspirações musicais?
Zlata Dziunka (ZD): “Olá, sou a Zlata Dziunka. Gosto de cantar, tocar ukulele e de cozinhar pastelaria. Quando eu estava no jardim-de-infância, a minha irmã mais velha praticava canto e eu ouvi-a. Eu quis experimentar, por isso a minha mãe levou-me a aulas de canto. Gosto de Adele, Billie Eilish, Lana del Rey, Skryabin, Okean Elzy, Odyn V Kanoe”.

e-FPT: Como estás a viver esta experiência de representar o teu país num concurso tão grande? O que sentes sobre representar a Ucrânia?
ZD: “Estou nervosa, mas quero mesmo entregar a mensagem da minha canção a uma audiência internacional mais vasta porque é muito importante para nós”.

e-FPT: Li no site oficial do JESC que já atuaste em vários festivais e concursos internacionais. Como é que estas experiências te estão a ajudar para o JESC?
ZD: “Obtenho mais confiança em palco e não fico nervosa antes de atuar”.

e-FPT: Este ano o teu país ganhou a Eurovisão «adulta». Como te sentiste quando os Kalush Orchestra ganharam em maio passado?
ZD: “Estava sentada diante da televisão e a fazer «figas» porque queria mesmo que  a Ucrânia ganhasse. Quando a Ucrânia ganhou fiquei muito contente”.

e-FPT: Vamos falar sobre a tua canção, Nezlamna: quais são as mensagens e significados dela?
ZD: “A minha canção é uma oração a Deus sobre toda a dor causada ao meu país pela guerra. Ao mesmo tempo, é uma dedicatória a todos os ucranianos que não cederam apesar de todas as adversidades. O meu povo é forte e livre, tal como eu. Espero que a minha canção possa levantar os ânimos dos ucranianos, dar força e apoio aos outros, e estou ansiosa por a paz voltar à Ucrânia”.

e-FPT: Escreveste a letra da tua canção. Quais foram as tuas inspirações para a escrever?
ZD: “Primeiro que tudo, escrevi a canção não sozinha, mas com a minha professora de canto ILLARIA. Partilhei os meus pensamentos com a minha professora e então decidimos fazer esta canção”.

e-FPT: Sem spoilers: o que podemos esperar do teu «staging» no domingo?
ZD: “Preparámos uma atuação que irá destacar a mensagem da minha canção. Estarei sozinha no palco, mas espero que a minha voz e a minha canção alcancem muitos corações por toda a Europa”.

e-FPT: Por último, mas não menos importante: esta é a tua entrevista, portanto tens agora todo o tempo para enviar uma mensagem que queiras aos teus fãs portugueses e internacionais.
ZD: “Quero desejar-vos a todos paz, primeiro e acima de tudo. Espero que gostem da minha canção e atuação e me apoiem com os vossos votos”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.