‘Época eurovisiva’ arranca este domingo
Créditos da imagem: Andres Putting

‘Época eurovisiva’ arranca este domingo

01/09/2019 0 Por Bernardo Matias

Este domingo é o dia 1 de setembro, o que significa o começo oficial do ‘ano eurovisivo’. Isto porque as canções lançadas publicamente a partir desta data estão já elegíveis, por regulamento, a participarem no Festival Eurovisão da Canção (ESC) do ano que vem.

Este ano, chega-se a esta altura sabendo-se já também que a próxima edição do ESC será a 12, 14 e 16 de maio em Roterdão, no Rotterdam Ahoy conforme anunciado na passada sexta-feira. Com mais de duas dezenas confirmados, agora falta encontrar o lote completo de países participantes em 2020.

Quanto às canções e intérpretes, são várias as emissoras que já estão à procura de interessados, mas só a partir de hoje é que qualquer tema concorrente pode ser lançado publicamente para estar elegível. No entanto, há países em que os prazos são mais restritos ou nem sequer podem ser submetidas canções já apresentadas às seleções nacionais – como é o caso em Portugal.

De referir que neste momento já 25 países anunciaram as intenções de participar, incluindo a anfitriã Holanda e Portugal, bem como a Alemanha, Espanha e Reino Unido entre os ‘Big 5’, a Noruega ou a Suécia, entre outros.

Partilhar o artigo: