Seleções nacionais Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eric Saade: “No sábado não vou fazer o mesmo da última vez”

Eric Saade: “No sábado não vou fazer o mesmo da última vez” Créditos da imagem: Stina Stjernkvist/SVT
Partilhar o artigo:

Eric Saade é finalista do Melodifestivalen 2021, tentando ganhar o certame de seleção da Suécia para o Festival Eurovisão da Canção (ESC) precisamente dez anos depois.

Em vésperas da final, o cantor compareceu perante uma conferência de imprensa em que o e-FestivalPT teve acesso. Trazemos-lhe o essencial do que Eric Saade afirmou acerca desta participação.

 

O regresso em Inglês: “É bom estar de volta com música em Inglês. Há algum tempo, passaram cinco anos, que não lançava música em Inglês. Isto é bom”.

Objetivo de voltar ao ESC: “Adoraria ir à Eurovisão, claro. Adoraria que Every Minute fosse reproduzida por toda a Europa mesmo se eu não for à Eurovisão. Espero que isso aconteça de qualquer forma. Adoro atuar, por isso a Eurovisão seria muita diversão e uma boa forma de todos ouvirem Every Minute e a minha nova música”.

Mudanças na atuação se for ao ESC: “Provavelmente mudaria um pouco. Adoro ser espontâneo no palco, por isso a minha atuação é muito minimalista, o que significa que posso fazer o que quiser no meu piso branco. Portanto, vão ver isso no sábado, não vou fazer o mesmo da última vez. Por isso, provavelmente mudaria para a Eurovisão só por diversão”.

O conceito da atuação: “Creio que a própria canção, porque queria expressar a canção. Esse foi o meu primeiro pensamento: queria expressar a canção, não queria dançar, não queria exibir, só queria expressar a canção. E como faço isso? Preciso de algo muito minimalista para expressar a canção, não quero que nada perturbe a letra ou a mão. É por isso que tudo é preto e branco. E a canção tem tudo a ver comigo e com deixares o teu eu negro para trás, o que tentamos explicar com o dançarino a entrar no fim e a fazer a minha dança do que eu, mas muito mais agressivamente. É basicamente uma história em vez de uma atuação regular. É verdadeira uma obra-de-arte porque tudo é tão manual, há muitos planos únicos com a câmara, o que torna muito difícil fazê-lo porque não são clips, não há luzes que possam cobrir algo; tudo é muito claro. Se eu fizer uma má atuação ou algo acontecer todos vão ver. Por isso é difícil, mas também muito agradável quando encontras a expressão certa. E é isso que quero, que as pessoas sintam”.

Competir com Tusse depois de ser co-autor de um dos seus singles: “Conheço-o um pouco, mas não assim tanto. Escrevi essa canção, Innan du går, single do Tusse. É uma boa canção. Mas não sinto que estejamos a competir, é só como é, as pessoas estão a ouvir a nossa música e isso é divertido. […]. Ele está a fazer o que está a fazer, eu estou a fazer o que tenho a fazer, e nem é próximo uma coisa da outra, e nem é perto uma coisa da outra. O que faz com que não seja verdadeiramente uma competição. Entenderia se fosse alguém que fizesse algo que soasse como Every Minute, que as pessoas comparassem, mas creio que não há nada como Every Minute no Melodifestivalen – algo de que estou muito orgulhoso, é muito único”.

(Continua após o vídeo)

 

Estado de espírito: “Estou bem, estou mais feliz do que nunca. Acho que podem ouvir isso em Every Minute. É uma canção sobre o estado de euforia. Estou a ter bons momentos e estou feliz”.

Escolha de Every Minute e não de um tema em Sueco: “Nunca deixei de fazer música em Inglês, só fiz uma pausa em que não lancei canções em Inglês. O plano nunca foi só fazer música em Sueco. Tenho fãs internacionais e adoro cantar e escrever letras em Inglês. No que toca ao Melodifestivalen, este foi o meu seguimento de Wide Awake e ao mais recente EP em Inglês, por isso creio que seria estranho ser em Sueco”.

Sucesso de visualizações e reproduções da canção: “É sempre divertido que as pessoas oiçam a tua canção e vejam a atuação no YouTube. Desta vez não estava muito seguro porque fui tudo eu. Fui para o palco com a canção que adoro mesmo, que soa a mim em 2021. Não me adaptei para nada. É por isso que nem parece o Melodifestivalen, muitas pessoas disseram-me isso. Calculo que a canção também não é típica do Melodifestivalen. Dito isto, é ainda mais divertido que as pessoas adorem a canção e vejam a atuação, isso deixa-me verdadeiramente orgulhoso. É uma boa sensação”.

Atuar com uma arena vazia: “Estás como que habituado a isto, já que passou algum tempo. Tem sido assim há um ano. Mas é claro que é aborrecido, adoro o público. Como artista adoro atuações ao vivo, por isso o público é muito importante para mim. Tento focar-me apenas na atuação da canção, na expressão na canção. É isto. Tento esquecer-me de que não há público”.

As sensações face às outras finais: “A sensação é diferente porque desta vez a canção e a atuação são muito mais puras, com um toque minimalista em que posso ser simplesmente eu mesmo. Não subo a uma passadeira ou assim. Estou só sempre a ser eu. Isto deixa-me ainda mais orgulhoso. Quando fui apurado para a final estava feliz como nunca antes. E colegas da indústria da música contactaram-me e disseram-me o quão boa era a canção e a atuação. Isso deixou-me verdadeiramente feliz. Acho que nunca tive tanto amor na minha carreira antes. Essa é a grande diferença”.

Colaboração com Joy e Linnea Deb em vez de Fredrik Kempe: “Antigamente escrevia as minhas outras canções, mas quando participava no Melodifestivalen chamava sempre o Fredrik e pedia-lhe para escrever a canção. Porque queria adaptar-me ao Melodifestivalen de uma maneira que não faria hoje. Desta vez quis escrever a canção. Começou com uma sessão com Joy, Linnea e Jimmy [Joker] e não escrevemos a canção para o Melodifestivalen. Escrevemos a canção como seguimento de Wide Awake, tal como o meu próximo single em Inglês, o primeiro em cinco anos. E depois o Christer Björkman abordaram-me e queriam mesmo que eu me juntasse. E então decidi que esta era a canção, porque era toda eu”.

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.