Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Alemanha e de Jendrik

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Alemanha e de Jendrik

07/04/2021 0 Por Bernardo Matias

A segunda parte de Eurovisão 2021 à Vista incide sobre a Alemanha e o seu representante no Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021Jendrik Sigwart, assim como o tema I Don’t Feel Hate. Fique a conhecer o essencial sobre esta participação. Como membro dos Big 5, a Alemanha tem apuramento direto para a final de 22 de maio.

 

Alemanha na Eurovisão

Como um dos membros fundadores, a Alemanha participa desde a primeira edição em 1956. A participação está a cargo da emissora NDR. Só a eliminação na pré-qualificação em 1996 a impede de ser totalista. A década de 1970 pode ter começado com três terceiros lugares consecutivos, mas o período áureo do país foi nos anos 1980 com cinco segundos lugares e a primeira vitória: em 1982 com Nicole e Ein bißchen Frieden.

(Continua após o vídeo)

 

Na década de 1990, a Alemanha ainda conseguiu dois pódios, mas também ficou pela quarta vez no último lugar e falhou o apuramento para a edição de 1996. Com a entrada do novo século, veio também o estatuto de Big 4/Big 5 garantindo o apuramento direto para as finais desde a introdução das semifinais em 2004.

No entanto, também foram anos modestos: de 2002 até ao triunfo de 2010 o melhor foi mesmo um oitavo lugar em 2004, não entrando nunca mais no top dez. Depois da segunda vitória, por Lena e Satellite em 2010, a Alemanha também registou dois últimos lugares (um deles, em 2015, sem qualquer ponto) e só por mais três vezes conseguiu o top dez: incluindo o quarto posto de 2018 em Lisboa com Michael Schulte interpretando You Let Me Walk Alone.

Por três vezes o ESC foi na Alemanha. Na segunda edição, em 1957, realizou-se no Großer Sendesaal em Frankfurt-am-Main. Depois, em 1983 foi a vez do Rudi-Sedlmayer-Halle em Munique; e, por fim, em 2011 o ESC teve lugar na Esprit Arena em Düsseldorf.

Ao longo da história, o país mais pontuado pela Alemanha foi a Suécia, com 250 pontos entre semifinais e finais, e 193 considerando apenas as finais. Por outro lado, Espanha foi quem mais pontuou a Alemanha, com 237 pontos. Portugal surge no quarto lugar desta estatística, tendo já atribuído 185 pontos às participações alemãs.

(Continua após o vídeo)

 

 

O representante e a canção: Jendrik com I Don’t Feel Hate

A escolha da Alemanha foi interna, através de um painel de peritos e do ‘Júri Eurovisão’ constituído por um lote designado de fãs. Jendrik Sigwart, de 26 anos, foi o eleito com o tema I Don’t Feel Hate. Desde muito novo que o artista se dedica à música, tendo também estudado teatro musical, além de ser apaixonado por compor as suas próprias canções. Toca ukulele, que é o instrumento favorito, de acordo com o site oficial do ESC.

Com a ausência de concertos e espetáculos em 2020, motivada pela pandemia, Jendrik Sigwart aproveitou para escrever uma canção e produzir o seu vídeo, que granjeou sucesso depois de publicar no TikTok e Instagram com o mote ‘How to make a Musikvideo’.

A canção escolhida é I Don’t Feel Hate. É uma proposta pop, bem ritmada e animada, que é sem dúvida uma das canções mais animadas e bem-dispostas do Festival Eurovisão da Canção 2021.

 

Perfil do país (Alemanha)

Emissora responsável: NDR
Chefe de delegação: Alexandra Wolfslast
Estreia: 1956; Walter Andreas Schwarz – Im Wartesaal zum großen Glück; Freddy Quinn – So geht das jede Nacht (segundo lugar)
Participações anteriores: 63
Melhor resultado: Duas vitórias (1982: Nicole – Ein bißchen Frieden; 2010: Lena – Satellite)
Pior resultado: Eliminada na pré-qualificação em 1996 (Leon – Planet of Blue)
Anfitriã: Três vezes (1957, 1983 e 2011)
Concurso de seleção nacional: Seleção interna
Representante em 2021: Jendrik – I Don’t Feel Hate

 

Perfil do representante (Jendrik)

Nome: Jendrik Sigwart
Idade: 26 anos (nascido a 27 de agosto de 1994)
Nacionalidade: Alemã
Início de carreira: Sem dados
Álbuns de estúdio: Nenhum (single de estreia: I Don’t Feel Hate)
Géneros: Pop
Outras notas: Concorreu à seleção interna alemã com o seu primeiro single, I Don’t Feel Hate

 

Perfil da canção (I Don’t Feel Hate)

Título: I Don’t Feel Hate
Género: Pop
Idioma: Inglês
Intérprete: Jendrik
Letra e música: Jendrik Sigwart e Christoph Oswald
Produção: Christoph Oswald

Partilhar o artigo: