Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Croácia e de Albina

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Croácia e de Albina
Partilhar o artigo:

Continuamos com a rubrica de antevisão e apresentação dos concorrentes do Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021, Eurovisão 2021 à Vista. É o momento de apresentar a Croácia, a sua representante Albina e o tema Tick-Tock.

 

Croácia na Eurovisão

Por ser um país que integrava a antiga Jugoslávia, a Croácia não é antiga no ESC. Só entrou como país independente em 1993, ano em que alcançou o 15.º lugar com o tema Don’t Ever Cry de Put. Porém, antes disso dez representantes jugoslavos foram oriundos do território croata. Um deles foram a banda Riva, que com o tema Rock Me venceu em 1989. Um ano mais tarde, o certame foi realizado em Zagreb, atual capital da Croácia, mas então cidade jugoslava.

Como país independente, a Croácia não falhou nenhuma edição de 1993 a 2013, apesar de raramente somar resultados fortes. Duas das exceções foram os quartos lugares de 1996 por Maja Blagdan com Sveta ljubav e de 1996 com Marija Magdalena de Doris Dragović. Até hoje permanecem como os melhores resultados de sempre da Croácia.

(Continua após o vídeo)

 

A história da Croácia no ESC sofreu uma interrupção de 2013 a 2015, depois de quatro apuramentos para a final falhados de forma consecutiva. Após o regresso, só por mais dois anos o país conseguiu marcar presença no espetáculo decisivo, sendo a melhor prestação a de Jacques Houdek com My Fried em 2017, no 13.º lugar. De referir que foi a única canção croata no ESC com parte da letra em idioma Italiano. Um ano mais cedo, Nina Kraljić ganhou o único prémio eurovisivo da Croácia: o Barbara Dex Award para pior indumentária, eleito pelos fãs.

Apesar de estar ausente há muitos anos, a Bósnia e Herzegovina continua a ser o país mais pontuado pela Croácia: com 194 pontos juntando semifinais e finais e 144 pontos considerando só finais. Pelo contrário, a Eslovénia foi quem mais pontuou a Croácia (192 pontos no somatório de semifinais e finais e 125 só em finais).

(Continua após o vídeo)

 

A representante e a canção: Albina e Tick-Tock

Com apenas 22 anos de idade, Albina terá o seu maior desafio da carreira até agora, ao representar a Croácia no ESC 2021. Interpreta o tema Tick-Tock, que em fevereiro passado levou à vitória no Dora.

O percurso de Albina ainda é curto, tendo começado no fim de de 2019 com a participação no The Voice Hrvatska. AAcabou como a terceira classificada.

(Continua após o vídeo)

 

Após o The Voice, Albina assinou um contrato com a Universal Music Croatia e em outubro passado lançou o single de estreia, Imuna na strah. Foi anunciada no Dora 2021 no último mês de dezembro e, depois da vitória, em fevereiro recebeu a nomeaçõ para Melhor Novo Artista nos Porin Awards.

Albina vai cantar Tick-Tock. Esta é uma canção pop com letra maioritariamente em Inglês, incluindo também alguns versos em Croata. Segundo single da artista, conseguiu entrar no HR Top 40 chegando mesmo a liderar. A letra de Tick-Tock fala sobre a necessidade de seguir em frente depois de relações tóxicas.

 

Perfil do país (Croácia)

Emissora responsável: HRT
Chefe de delegação: Uršula Tolj
Estreia: 1993; Put – Don’t Ever Cry (resultado: 15.º lugar)
Participações anteriores: 25
Melhor resultado: Quarto lugar com 118 pontos em 199 (Doris Dragović – Maria Magdalena)
Pior resultado: 17.º lugar na semifinal em 2019 (Roko – The Dream)
Anfitriã: Zero vezes como país independente; ESC 1990 foi em Zagreb, ainda na antiga Jugoslávia)
Concurso de seleção nacional: Dora
Representante em 2021: Albina – Tick-Tock
Semifinal em 2021: 10.ª a atuar na primeira semifinal (18 de maio)

 

Perfil da representante (Albina)

Nome: Albina Grčić
Idade: 22 anos (nascida a 6 de fevereiro de 1999)
Nacionalidade: Croata
Início de carreira: 2019
Álbuns de estúdio: Zero (primeiro single: Imuna na strah, de 2020)
Géneros: Pop
Outras notas: Terceira classificada no The Voice Hrvatska em 2019/2020

 

Perfil da canção (Tick-Tock)

Título: Tick-Tock
Género: Pop
Idioma: Inglês, Croata
Intérprete: Albina
Letra: Max Cinnamon, Tihana Buklijaš Bakić
Música: Branimir Mihaljević

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.