Entrevistas e Exclusivos Festival Eurovisão da Canção ESC 2021

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Dinamarca e de Fyr Og Flamme

Eurovisão 2021 à Vista: O perfil da Dinamarca e de Fyr Og Flamme
Partilhar o artigo:

A nossa série de antevisão ao Festival Eurovisão da Canção (ESC) 2021 continua com a Dinamarca, que será representada por Fyr Og Flamme. Fique com o perfil do país, dos artistas e da canção Øve Os På Hinanden, que vão entrar pela primeira vez em ação na segunda semifinal a 20 de maio.

#Denmark #Dinamarca #FyrOgFlamme #ØveOsPåHinanden #Eurovision #Eurovisão #ESC #ESC2021 #OpenUp

Dinamarca na Eurovisão

Com participação a cargo da emissora DR, a estreia da Dinamarca deu-se logo na segunda edição em 1957 e com um promissor terceiro lugar conquistado por Birthe Wilke Og Gustav Winckler com o tema Skibet skal sejle i nat. De facto, os primeiros anos dinamarqueses ficaram marcados por resultados marcantes, culminando com o primeiro triunfo em 1963 por Grethe Og Jørgen Ingmann interpretando Dansevise.

Depois do 14.º lugar de 1966 (o pior resultado até esse momento), a Dinamarca teve uma longa ausência do ESC, uma vez que a direção da DR não via valia no certame. O regresso deu-se em 1978 e, apesar do sexto lugar do ano seguinte, só na segunda metade da década de 1980 é que voltou a haver um período consistente de resultados fortes.

(Continua após o vídeo)

 

Menos bem-sucedida foi a década de 1990, salvando-se apenas dois top cinco. Em 1996 a Dinamarca falhou até o apuramento na ronda de pré-seleção e dois anos mais tarde ficou de fora. Em 2000, os Olsen Brothers selaram a segunda vitória do país com o tema Fly on the Wings of Love. Era a segunda vez que uma participação dinamarquesa era em idioma Inglês (a primeira tinha sido um ano antes e até hoje foi praticamente sempre o idioma usado).

A competir em casa, a Dinamarca conseguiu o segundo lugar em 2001. Presença assídua nas finais, nem sempre com classificações fortes, o país regressou aos triunfos em 2013: Emmelie de Forest encantou a Europa com Only Teardrops. De então para cá, houve apenas mais dois resultados no top dez (os nonos lugares de 2014 e de 2018), bem como dois apuramentos para a final falhados. Na última edição realizada, em 2012, a Dinamarca ficou em 12.º.

(Continua após o vídeo)

 

Por três vezes que a Dinamarca foi anfitriã, sempre em Copenhaga: em 1964 no Tivolis Koncertsal acolhendo a estreia de Portugal, em 2001 no Parken Stadium e em 2014 no B&W Hallerne. Com 449 pontos no somatório das semifinais e finais e 349 pontos só nas finais, a Suécia é o país mais pontuado pela Dinamarca. Já quem mais tem pontuado a Dinamarca é a Noruega com 307 pontos entre semifinais e finais (ex-áqueo com a Suécia) e 221 pontos só em finais.

 

Os representante e a canção: Fyr Og Flamme e Øve os på hinanden

O ESC 2021 fica marcado pelo regresso do idioma Dinamarquês, graças ao tema Øve os på hinanden de Fyr Og Flamme. É um duo formado no ano passado que consiste em Jesper Groth e Laurits Emanuel.

Apesar da curta existência, já têm três singles, sendo Menneskeforbruger o primeiro. Já Øve os på hinanden conseguiu mesmo chegar à liderança do top Hitlisten na Dinamarca.

(Continua após o vídeo)

 

A solo, Jesper Groth é mais conhecido como ator, em particular graças à sua participação na série Sygeplejeskolen. Por seu lado, Laurits Emanuel tem formação no Conservatório de Música da Dinamarca e também integra a banda The Grenadines. Juntos foram Fyr Og Flamme, que se caracterizam pela inspiração musical no pop dos anos 1980.

Øve os på hinanden é a primeira canção da Dinamarca no ESC integralmente em Dinamarquês desde 1997. É a primeira canção a chegar à dianteira do Hitlisten desde 2013. Pode ser descrito como um tema pop dance, que convida precisamente ao amor pela dança, esquecendo as inseguranças deixando-se levar pela música.

 

Perfil do país (Dinamarca)

Emissora responsável: DR
Chefe de delegação: Ole Tøpholm
Estreia: 1957; Birthe Wilke og Gustv Winckler – Skibet skal sejle i nat (resultado: terceiro lugar)
Participações anteriores: 49
Melhor resultado: Três vitórias (1963: Grethe & Jørgen Ingmann – Dansevise; 2000: Olsen Brothers – Fly on the Wings of Love; 2013: Emmelie de Forest – Only Teardrops)
Pior resultado: 25.º lugar na pré-qualificação em 1996 (Dorthe Anderson & Martin Loft – Kun med dig)
Anfitriã: Três vezes (1964, 2000 e 2014)
Concurso de seleção nacional: Dansk Melodi Grand Prix
Representante em 2021: Fyr Og Flamme – Øve os på hinanden
Semifinal em 2021: 17.ª a atuar na segunda semifinal (20 de maio)

 

Perfil dos representantes (Fyr Og Flamme)

Nome: Fyr Og Flamme
Elementos: Jesper Groth e Laurits Emanuel
Nacionalidade: Dinamarquesa
Formação: 2020
Álbuns de estúdio: Zero (single de estreia: Menneskeforbruger, de 2020)
Géneros: Pop
Outras notas: Chegaram à liderança do Hitlisten com o seu tema a concurso no ESC 2021, Øve os på hinanden.

 

Perfil da canção (Øve os på hinanden)

Título: Øve os på hinanden
Género: Pop
Idioma: Dinamarquês
Intérprete: Fyr Og Flamme
Letra e música: Laurits Emanuel

Sobre o autor

Bernardo Matias

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.